A música como linguagem de ensino: relato de experiência da utilização da obra de Luiz Gonzaga
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242067Schlagworte:
Música, Linguagem de Ensino, Luiz GonzagaAbstract
Este trabalho foi produzido com base no Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: “A Música como Linguagem para o Ensino de Geografia: uma análise da obra de Luiz Gonzaga”, de autoria de Henrique Silveira, um dos autores deste artigo. O TCC consistia em fazer uma análise da obra musical do cantor Luiz Gonzaga e, a partir desta análise, indicar quais músicas poderiam servir como suporte para utilização nas aulas da disciplina de Geografia. Com isso, um grupo de professores das disciplinas de Geografia, História, Biologia e Língua Portuguesa de um colégio particular da cidade do Recife (PE) resolveu elaborar um “aulão” voltado para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° do Ensino Médio, com o objetivo de resolver questões de vestibular e discutira acerca de diversas temáticas da região Nordeste do Brasil. Os professores utilizaram músicas de Luiz Gonzaga como suporte para resolução das questões, onde as músicas foram executadas e cantadas ao vivo. O presente trabalho veio relatar esta experiência da utilização da música como linguagem de ensino, através da obra de Luiz Gonzaga.
Literaturhinweise
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018.
CLAVAL, Paul. Epistemologia da geografia. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.
CARVALHO, Maria Luzeti Coelho de. MÚSICA NA ESCOLA: contribuição no desenvolvimento da memória e imaginação da criança.
Revista Eventos Pedagógicos Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências v.6, n.2 (15. ed.), número regular, p. 170-179, jun./jul. 2015.
FRANÇA, Eurico Nogueira. A música no Brasil. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1953.
HEERDET, Mauri Luiz. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático. 5. Ed. Palhoça, UnisulVirtual, 2007.
MARCELO, Carlos; RODRIGUES, Rosualdo. O Fole Roncou! Uma história do Forró. p. 29. Zahar. Rio de Janeiro, 2012
MÁXIMO, João. Luiz Gonzaga: 50 Anos de Chão. Encarte biográfico da coleção de discos Luiz Gonzaga: 50 Anos de Chão. RCA Victor, 1988.
MUNIZ, Alexsandra. A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012.
SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de Geografia. 2014. p. 01-58. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Henrique Silveira de Farias, Dhayanna Chrystian Silva de França, Bruno Vieira de Andrade

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.