A IMAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jean Oliveira Campos, Nathália Rocha Morais

Resumo


Diante da necessidade de retirar o ensino de Geografia do campo da abstração atribuída por grande parte dos alunos, os recursos didáticos emergem no contexto do processo de ensino-aprendizagem desta disciplina como grandes facilitadores da abordagem dos conteúdos geográficos. Dentre os principais recursos didáticos utilizados no espaço escolar está a imagem, pois esta fornece um leque de possibilidades que podem ser exploradas com vistas a conferir maior significação na construção do conhecimento geográfico.  Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização do Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, na qual foi realizada uma abordagem utilizando a imagem como recurso didático. Para tanto, foi feita a identificação dos principais anseios dos alunos em relação à disciplina e a execução de um plano de intervenção considerando as principais dificuldades apontadas. O entendimento das dificuldades foi de grande importância, pois permitiu repensar as metodologias visando tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. A regência foi desenvolvida em uma turma de Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Esperança-PB, e durante o período buscou-se a construção de um conhecimento significativo e próximo da realidade dos alunos. Como resultados da abordagem dos conteúdos através de imagens podemos destacar o crescente interesse pela disciplina, acrescido da participação e dos grandes avanços na compreensão dos conteúdos propostos, o que evidenciou a constante necessidade de reavaliar as práticas desenvolvidas com fins a um aprendizado menos abstrato e mais prazeroso.


Palavras-chave


Geografia Escolar; Estágio Supervisionado; Recurso Didático; Imagem.

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2019.v2n3id242269

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