O conhecimento geográfico e as histórias em quadrinhos: uma experiência de ensino com Mafalda
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242294Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Histórias em quadrinhos, Mafalda, CapitalismoResumo
O presente trabalho discute sobre as abordagens geográficas presentes nas tiras de Mafalda e sua utilização na educação básica. Propondo reflexões acerca do potencial desta representação cultural e na tentativa de se construir um conhecimento significativo a partir do uso dos quadrinhos da Mafalda, buscamos oferecer um recurso didático-pedagógico que possibilite ao educando crescer como sujeito crítico e ciente do espaço que o cerca. O ensino de geografia passa por um processo de renovação, que resgatou a importância da leitura da paisagem, a qual é entendida como aspecto visível do espaço geográfico. Para realização deste estudo a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica de autores que discutem a temática, a exemplo de VERGUEIRO (2015), RAMOS (2015) e SILVA (2010). O recorte da pesquisa se encontra na abordagem sobre o capitalismo nas tirinhas de Mafalda, onde analisamos a possibilidade das mesmas se tornarem um suporte teórico e conceitual, podendo interferir no processo de ensino e aprendizagem. Muitas são as tiras que apresentam essa temática, todavia a análise que nos propomos a realizar não será exaustiva, uma vez que faremos uso apenas de cinco tirinhas no trabalho.
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