O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM MAFALDA

Magnólia Oliveira Soares, Marluce Silvino

Resumo


O presente trabalho discute sobre as abordagens geográficas presentes nas tiras de Mafalda e sua utilização na educação básica. Propondo reflexões acerca do potencial desta representação cultural e na tentativa de se construir um conhecimento significativo a partir do uso dos quadrinhos da Mafalda, buscamos oferecer um recurso didático-pedagógico que possibilite ao educando crescer como sujeito crítico e ciente do espaço que o cerca. O ensino de geografia passa por um processo de renovação, que resgatou a importância da leitura da paisagem, a qual é entendida como aspecto visível do espaço geográfico. Para realização deste estudo a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica de autores que discutem a temática, a exemplo de VERGUEIRO (2015), RAMOS (2015) e SILVA (2010). O recorte da pesquisa se encontra na abordagem sobre o capitalismo nas tirinhas de Mafalda, onde analisamos a possibilidade das mesmas se tornarem um suporte teórico e conceitual, podendo interferir no processo de ensino e aprendizagem. Muitas são as tiras que apresentam essa temática, todavia a análise que nos propomos a realizar não será exaustiva, uma vez que faremos uso apenas de cinco tirinhas no trabalho.


Palavras-chave


Ensino de Geografia. Histórias em quadrinhos. Mafalda. Capitalismo.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

CALLAI, H. C. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Editora Unijui, 2011.

COELHO, C. S. Parabéns, Mafalda a famosa argentininha faz 50 anos com o mesmo vigor de quando nasceu. Revista conhecimento prático literatura. São Paulo: Editora Escala, 2014, v. 4, n. 4, p. 16-23.

SELBACH, S. Geografia e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

SILVA, E. I. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade, 2010. Doutorado (Tese), Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação Em Geografia – Instituto de Estudos Socioambientais. Goiânia, 2010. 213p.

______Uso das HQS no ensino. In: RAMA, Â; VERGUEIRO, W (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.

VERGUEIRO, W; RAMOS, Paulo (org.). Quadrinhos na educação: da rejeição a prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id242294

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS