O conhecimento geográfico e as histórias em quadrinhos: uma experiência de ensino com Mafalda

Autores/as

  • Magnólia Oliveira Soares
  • Marluce Silvino Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242294

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Histórias em quadrinhos, Mafalda, Capitalismo

Resumen

O presente trabalho discute sobre as abordagens geográficas presentes nas tiras de Mafalda e sua utilização na educação básica. Propondo reflexões acerca do potencial desta representação cultural e na tentativa de se construir um conhecimento significativo a partir do uso dos quadrinhos da Mafalda, buscamos oferecer um recurso didático-pedagógico que possibilite ao educando crescer como sujeito crítico e ciente do espaço que o cerca. O ensino de geografia passa por um processo de renovação, que resgatou a importância da leitura da paisagem, a qual é entendida como aspecto visível do espaço geográfico. Para realização deste estudo a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica de autores que discutem a temática, a exemplo de VERGUEIRO (2015), RAMOS (2015) e SILVA (2010). O recorte da pesquisa se encontra na abordagem sobre o capitalismo nas tirinhas de Mafalda, onde analisamos a possibilidade das mesmas se tornarem um suporte teórico e conceitual, podendo interferir no processo de ensino e aprendizagem. Muitas são as tiras que apresentam essa temática, todavia a análise que nos propomos a realizar não será exaustiva, uma vez que faremos uso apenas de cinco tirinhas no trabalho.

Biografía del autor/a

Magnólia Oliveira Soares

Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Ensino de Geografia.

Marluce Silvino, Universidade Federal do Ceará.

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua nas áreas de Ensino de Geografia e Geografia Urbana.

Citas

CALLAI, H. C. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Editora Unijui, 2011.

COELHO, C. S. Parabéns, Mafalda a famosa argentininha faz 50 anos com o mesmo vigor de quando nasceu. Revista conhecimento prático literatura. São Paulo: Editora Escala, 2014, v. 4, n. 4, p. 16-23.

SELBACH, S. Geografia e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

SILVA, E. I. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade, 2010. Doutorado (Tese), Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação Em Geografia – Instituto de Estudos Socioambientais. Goiânia, 2010. 213p.

SILVA, E. I. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, Â; VERGUEIRO, W (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.

VERGUEIRO, W; RAMOS, Paulo (org.). Quadrinhos na educação: da rejeição a prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

Publicado

2020-04-08

Cómo citar

Soares, M. O., & Silvino, M. (2020). O conhecimento geográfico e as histórias em quadrinhos: uma experiência de ensino com Mafalda. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 89–107. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242294