O conhecimento geográfico e as histórias em quadrinhos: uma experiência de ensino com Mafalda
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242294Parole chiave:
Ensino de Geografia, Histórias em quadrinhos, Mafalda, CapitalismoAbstract
O presente trabalho discute sobre as abordagens geográficas presentes nas tiras de Mafalda e sua utilização na educação básica. Propondo reflexões acerca do potencial desta representação cultural e na tentativa de se construir um conhecimento significativo a partir do uso dos quadrinhos da Mafalda, buscamos oferecer um recurso didático-pedagógico que possibilite ao educando crescer como sujeito crítico e ciente do espaço que o cerca. O ensino de geografia passa por um processo de renovação, que resgatou a importância da leitura da paisagem, a qual é entendida como aspecto visível do espaço geográfico. Para realização deste estudo a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica de autores que discutem a temática, a exemplo de VERGUEIRO (2015), RAMOS (2015) e SILVA (2010). O recorte da pesquisa se encontra na abordagem sobre o capitalismo nas tirinhas de Mafalda, onde analisamos a possibilidade das mesmas se tornarem um suporte teórico e conceitual, podendo interferir no processo de ensino e aprendizagem. Muitas são as tiras que apresentam essa temática, todavia a análise que nos propomos a realizar não será exaustiva, uma vez que faremos uso apenas de cinco tirinhas no trabalho.
Riferimenti bibliografici
CALLAI, H. C. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Editora Unijui, 2011.
COELHO, C. S. Parabéns, Mafalda a famosa argentininha faz 50 anos com o mesmo vigor de quando nasceu. Revista conhecimento prático literatura. São Paulo: Editora Escala, 2014, v. 4, n. 4, p. 16-23.
SELBACH, S. Geografia e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
SILVA, E. I. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade, 2010. Doutorado (Tese), Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação Em Geografia – Instituto de Estudos Socioambientais. Goiânia, 2010. 213p.
SILVA, E. I. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, Â; VERGUEIRO, W (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.
VERGUEIRO, W; RAMOS, Paulo (org.). Quadrinhos na educação: da rejeição a prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Magnólia Oliveira Soares, Marluce Silvino

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.