Prática e produção de materiais didáticos para o ensino de geografia: uma proposta metodológica para o ensino escolar a partir da experiência no ensino acadêmico

Autores

  • Daiane Alencar Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Carlos Eduardo Dourado Ramires Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gabriela Ferreira de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vitor José Ribeiro Amaral Neto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Valdemir Pomerening de Mello Júnior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242481

Palavras-chave:

Materiais didáticos, ensino, Geografia.

Resumo

A Geografia escolar brasileira pauta-se ainda num modelo de ensino tradicional, contemplando práticas de ensino onde o estudante é levado a decorar o conteúdo, não contribuindo satisfatoriamente para o desenvolvimento de um pensamento crítico a respeito de si, da construção do ser, individual e coletivo e da sociedade em que está inserido. No sentido de romper essa barreira no ensino é que emergem diferentes propostas didáticas e metodológicas para a promoção de aulas mais comprometidas em despertar nos estudantes o pensamento crítico acerca de seu cotidiano. Dentre elas, os materiais didáticos são importantes instrumentos que auxiliam o professor em sala de aula, dando dinamicidade ao conteúdo abordado, contribuindo de maneira significativa para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira a romper com o modelo tradicional ainda utilizado. Assim, este artigo é uma proposta de contribuir para a superação do modelo tradicional, tendo como objetivo apresentar metodologias para a criação de materiais didáticos para o ensino de Geografia, a partir da experiência acadêmica. Tendo como procedimentos metodológicos duas etapas, a primeira uma revisão teórica sobre o tema e na segunda apresenta-se a elaboração dos materiais desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de graduação em Geografia Licenciatura contextualizando-os com o conteúdo abordado.

Biografia do Autor

Daiane Alencar Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Geografia. Docente contratada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Carlos Eduardo Dourado Ramires, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do curso de Geografia Licenciatura da UEMS

Gabriela Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do curso de Geografia Licenciatura da UEMS

Vitor José Ribeiro Amaral Neto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do curso de Geografia Licenciatura da UEMS

Valdemir Pomerening de Mello Júnior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do curso de Geografia Licenciatura da UEMS

Referências

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Silva, D. A., Ramires, C. E. D., Souza, G. F. de, Amaral Neto, V. J. R., & Mello Júnior, V. P. de. (2020). Prática e produção de materiais didáticos para o ensino de geografia: uma proposta metodológica para o ensino escolar a partir da experiência no ensino acadêmico. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 241–258. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242481