Prática e produção de materiais didáticos para o ensino de geografia: uma proposta metodológica para o ensino escolar a partir da experiência no ensino acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242481Palabras clave:
Materiais didáticos, ensino, Geografia.Resumen
A Geografia escolar brasileira pauta-se ainda num modelo de ensino tradicional, contemplando práticas de ensino onde o estudante é levado a decorar o conteúdo, não contribuindo satisfatoriamente para o desenvolvimento de um pensamento crítico a respeito de si, da construção do ser, individual e coletivo e da sociedade em que está inserido. No sentido de romper essa barreira no ensino é que emergem diferentes propostas didáticas e metodológicas para a promoção de aulas mais comprometidas em despertar nos estudantes o pensamento crítico acerca de seu cotidiano. Dentre elas, os materiais didáticos são importantes instrumentos que auxiliam o professor em sala de aula, dando dinamicidade ao conteúdo abordado, contribuindo de maneira significativa para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira a romper com o modelo tradicional ainda utilizado. Assim, este artigo é uma proposta de contribuir para a superação do modelo tradicional, tendo como objetivo apresentar metodologias para a criação de materiais didáticos para o ensino de Geografia, a partir da experiência acadêmica. Tendo como procedimentos metodológicos duas etapas, a primeira uma revisão teórica sobre o tema e na segunda apresenta-se a elaboração dos materiais desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de graduação em Geografia Licenciatura contextualizando-os com o conteúdo abordado.
Citas
BRASIL, LEI Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 12/01/2019.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos inicias do ensino fundamental. N. 66, Campinas: Caderno Cedes, 2005, p. 227-247.
CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia na sala de aula. 9. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
COPATTI, C. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.6, n.2, 2017, p.74-93.
COSTA, M. S.; DAMASCENO, M. F. B.; MUNIZ, A. O uso da música e das imagens como fonte de aprendizado no ensino de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 9, n. 16, 2018, p.92-105.
FIORI, V. Reflexões sobre procedimentos e práticas de ensino em geografia. Práticas de ensino em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Cruzeiro do Sul Virtual, 2019.
MOREIRA JÚNIOR, O. As cidades pequenas como componente curricular para a geografia escolar. Formação, v. 02, n.23, 2016, p.20-37.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Daiane Alencar Silva, Carlos Eduardo Dourado Ramires, Gabriela Ferreira de Souza, Vitor José Ribeiro Amaral Neto, Valdemir Pomerening de Mello Júnior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.