O percurso formativo do curso de licenciatura em geografia: a formação da identidade profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244852

Palavras-chave:

Formação de professores, Identidade docente, Currículo, Geografia Licenciatura

Resumo

A pesquisa aqui apresentada é resultado do trabalho de conclusão do curso de Geografia Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na qual se insere pela discussão acerca da importância e relevância dos currículos de Geografia Licenciatura e do Projeto Pedagógico do Curso da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED – UDESC). O trabalho compreende um caráter bibliográfico e documental, girando em torno de referenciais que abordam a influência dos currículos na formação de professores e professoras e sua identidade docente, tendo como finalidade e objetivo compreender de que forma a organização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o desenho curricular do curso contribui para a construção da identidade docente. Esta pesquisa apontou que os desenhos curriculares e os atravessamentos do percurso de formação são fundamentais na constituição da identidade profissional docente.

 

Biografia do Autor

Carolina Araujo Michielin, Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina

É graduada em Geografia Licenciatura (2019), graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Lapa (FAEL) e graduanda em Geografia Bacharel pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sendo vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UDESC na linha de Políticas Educacionais, Ensino e Formação e atua como voluntária no Programa de Residência Pedagógica em Geografia da FAED/UDESC desde 2018

Rosa Elisabete Militiz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Michielin, C. A., & Martins, R. E. M. W. (2020). O percurso formativo do curso de licenciatura em geografia: a formação da identidade profissional docente. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 64–80. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244852