O PERCURSO FORMATIVO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Carolina Araujo Michielin, Rosa Elisabete Militiz Wypyczynski Martins

Resumo


A pesquisa aqui apresentada é resultado do trabalho de conclusão do curso de Geografia Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na qual se insere pela discussão acerca da importância e relevância dos currículos de Geografia Licenciatura e do Projeto Pedagógico do Curso da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED – UDESC). O trabalho compreende um caráter bibliográfico e documental, girando em torno de referenciais que abordam a influência dos currículos na formação de professores e professoras e sua identidade docente, tendo como finalidade e objetivo compreender de que forma a organização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o desenho curricular do curso contribui para a construção da identidade docente. Esta pesquisa apontou que os desenhos curriculares e os atravessamentos do percurso de formação são fundamentais na constituição da identidade profissional docente.

 


Palavras-chave


Formação de professores; Identidade docente; Currículo; Geografia Licenciatura

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n2id244852

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