PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – CAMPUS POETA TORQUATO NETO

Roselis Ribeiro Barbosa Machado, Francielves Fernandes Macedo, Anderson Gonçalves da Silva, Alexandra Ribeiro Machado

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi realizar diagnóstico das condições ambientais do campus Poeta Torquato Neto / Universidade Estadual do Piauí – UESPI, através de oficinas, servindo de base para elaboração de proposta de Políticas de Gestão Ambiental para este campus. A pesquisa é exploratória, bibliográfica e pesquisa-ação, desenvolvida no período de setembro / 2018 a agosto / 2019, com duas etapas metodológicas: o levantamento das questões ambientais relevantes através de oficinas com a participação dos docentes, discentes e servidores e, a elaboração de proposta de Política de Gestão Ambiental para a IES, partindo das questões ambientais levantadas com o auxílio da literatura especializada. A realização das três oficinas demonstrou graus diferentes de interesses dos participantes a respeito do tema. A proposta de política ambiental da UESPI, foi descrita de forma mais direta e sucinta, baseada em seis categorias que enquadraram os problemas e soluções abordados nas oficinas contemplando os Eixos: I) Áreas Livres e Conservação Ambiental, II) Gestão de Resíduos e Animais e  III) Educação e Comunicação Ambiental. Esta proposta deve servir de base para uma maior discussão, a fim de que seja consolidada e inserida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.


Palavras-chave


Gestão Ambiental, UESPI, Oficinas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51539/2594-9616.2020.245743

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.