O ensino de climatologia na geografia escolar: o jogo como possibilidade pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.246113Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Prática pedagógica, Processo de aprendizagem.Resumo
Esse artigo foi construído a partir de uma prática pedagógica desenvolvida em uma Escola Pública do município de Passo Fundo/RS sobre os climas brasileiros, com alunos do Ensino Médio noturno, denominado “Jogo das quatro pistas climáticas”. Objetivamos abordar, no ensino de climatologia para o Ensino Médio, a experiência com jogos pedagógicos, tecendo relação com os aportes teórico-metodológicos essenciais ao ensino escolar da Geografia. A investigação busca responder: de que modo, a partir de jogos, pode-se contribuir à aprendizagem de climatologia na disciplina de Geografia? Como aporte metodológico utilizamos referenciais bibliográficos da área de Geografia e educação aliada à pesquisa-ação, desenvolvida pelo futuro professor na relação com os alunos do Ensino Médio. Destacamos a importância de atividades que propõe a participação ativa dos alunos, a partir do trabalho em equipe, bem como, os resultados positivos no processo de aprendizagem dos mesmos, na disciplina de Geografia, referente ao conteúdo abordado.
.
Referências
CALLAI, Helena. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
DANTAS, Sulivan. O Ensino de Climatologia Geográfica: uma abordagem de intervenção sobre os conceitos básicos de Clima e Tempo. REGNE, vol. 2, número especial, 2016.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. 2000. Editora da UFPR.
GEOGRAFIA; Ensino de geografia: Jogo das quatro pistas. Disponível em: www.ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br. Acesso em: 18/08/2018.
JÚNIOR, Isaías. Tornados: Uma das forças mais destruidoras da natureza. Disponível em: https://climatologiageografica.com/tornados-uma-das-forcas-mais-destruidoras-da-natureza.com.br Acesso em: 15/10/2018.
LISBOA, Yan Castro; JORGE, Márcia da Silva. O ensino de geografia e suas práticas pedagógicas: Atividade lúdica desenvolvida na educação básica. ANAIS do IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS, 2017.
MENDONÇA, Francisco, OLIVERIA, Inês Moresco Danni. Climatologia-Noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, p. 11-25.
NETO, F. O. L.; BARBOSA, M. E. S.; O ensino de geografia na educação básica: Uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. In: Artigo publicado na Revista de Estudos Geoeducacionais (Geosaberes). v. 1, n. 2. Ceará: Geosaberes, 2010, p. 160-179.
SAMPAIO, Fernando dos Santos; Geografia, 6° ano: Anos finais do Ensino Fundamental. 2.ed. São Paulo: Edições SM, 2015.
SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira; Geografia: Ser protagonista. 2.ed. São Paulo: Edições SM, 2010.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.
SAWCZUK, K. I. L.; MOURA, J. D. P.; Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. O professor pde e os desafios da escola pública paranaense. Governo do estado de Paraná: Secretária da educação, 2012.
SOUZA, J. F. M.; SANTOS, L. J. dos; BETTIM, N. A.; OLIVEIRA, J. G. R.; Reflexões sobre a aplicação do “jogo das três pistas dos continentes” no 6° ano do ensino fundamental via projeto PIBID-GEOGRAFIA/UENP. In: Artigo publicado no “I Simpósio de Geografia e IX Semana de Geografia”. UENP: Cornélio Procópio, 2013.
TOPOLSKI, Chilavet; LISBOA, Karina de Lírio; PESSETTI, Mateus; ROSA, Paula Rodrigues da; LISBOA, Yan Castro; BITENCOURT, Luciane Rodrigues de; JORGE, Márcia da Silva. A utilização da gincana geográfica como recurso metodológico no processo ensino-aprendizagem. In: Saberes e experiências em construção: a importância do PIBID. Luiz Marcelo Darroz, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Patrícia da Silva Valério (Orgs.). Curitiba: CRV, 2018.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
VEDOVATE, Fernando Carlo; Projeto Araribá: Geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yan Castro Lisboa, Cláudia Aresi, Carina Copatti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.