O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O JOGO COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA

Yan Castro Lisboa, Cláudia Aresi, Carina Copatti

Resumo


Esse artigo foi construído a partir de uma prática pedagógica desenvolvida em uma Escola Pública do município de Passo Fundo/RS sobre os climas brasileiros, com alunos do Ensino Médio noturno, denominado “Jogo das quatro pistas climáticas”. Objetivamos abordar, no ensino de climatologia para o Ensino Médio, a experiência com jogos pedagógicos, tecendo relação com os aportes teórico-metodológicos essenciais ao ensino escolar da Geografia. A investigação busca responder: de que modo, a partir de jogos, pode-se contribuir à aprendizagem de climatologia na disciplina de Geografia? Como aporte metodológico utilizamos referenciais bibliográficos da área de Geografia e educação aliada à pesquisa-ação, desenvolvida pelo futuro professor na relação com os alunos do Ensino Médio. Destacamos a importância de atividades que propõe a participação ativa dos alunos, a partir do trabalho em equipe, bem como, os resultados positivos no processo de aprendizagem dos mesmos, na disciplina de Geografia, referente ao conteúdo abordado.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia. Prática pedagógica. Processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; Prática pedagógica; Processo de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


CALLAI, Helena. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

DANTAS, Sulivan. O Ensino de Climatologia Geográfica: uma abordagem de intervenção sobre os conceitos básicos de Clima e Tempo. REGNE, vol. 2, número especial, 2016.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. 2000. Editora da UFPR.

GEOGRAFIA; Ensino de geografia: Jogo das quatro pistas. Disponível em: . Acesso em: 18/08/2018.

JÚNIOR, Isaías. Tornados: Uma das forças mais destruidoras da natureza. Disponível em: Acesso em: 15/10/2018.

LISBOA, Yan Castro; JORGE, Márcia da Silva. O ensino de geografia e suas práticas pedagógicas: Atividade lúdica desenvolvida na educação básica. ANAIS do IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS, 2017.

MENDONÇA, Francisco, OLIVERIA, Inês Moresco Danni. Climatologia-Noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, p. 11-25.

NETO, F. O. L.; BARBOSA, M. E. S.; O ensino de geografia na educação básica: Uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. In: Artigo publicado na Revista de Estudos Geoeducacionais (Geosaberes). v. 1, n. 2. Ceará: Geosaberes, 2010, p. 160-179.

SAMPAIO, Fernando dos Santos; Geografia, 6° ano: Anos finais do Ensino Fundamental. 2.ed. São Paulo: Edições SM, 2015.

SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira; Geografia: Ser protagonista. 2.ed. São Paulo: Edições SM, 2010.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.

SAWCZUK, K. I. L.; MOURA, J. D. P.; Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. O professor pde e os desafios da escola pública paranaense. Governo do estado de Paraná: Secretária da educação, 2012.

SOUZA, J. F. M.; SANTOS, L. J. dos; BETTIM, N. A.; OLIVEIRA, J. G. R.; Reflexões sobre a aplicação do “jogo das três pistas dos continentes” no 6° ano do ensino fundamental via projeto PIBID-GEOGRAFIA/UENP. In: Artigo publicado no “I Simpósio de Geografia e IX Semana de Geografia”. UENP: Cornélio Procópio, 2013.

TOPOLSKI, Chilavet; LISBOA, Karina de Lírio; PESSETTI, Mateus; ROSA, Paula Rodrigues da; LISBOA, Yan Castro; BITENCOURT, Luciane Rodrigues de; JORGE, Márcia da Silva. A utilização da gincana geográfica como recurso metodológico no processo ensino-aprendizagem. In: Saberes e experiências em construção: a importância do PIBID. Luiz Marcelo Darroz, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Patrícia da Silva Valério (Orgs.). Curitiba: CRV, 2018.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VEDOVATE, Fernando Carlo; Projeto Araribá: Geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.




DOI: https://doi.org/10.51539/2594-9616.2020.246113

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.