UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS PECULIARIDADES

Pedro Wallas Soares de Araújo Felix, Mirelle Oliveira Silva, Thiago Félix de Lima

Resumo


O Estágio Supervisionado é um momento importante na formação de um professor, pois é nessa fase que temos a oportunidade de colocar em prática parte do que aprendemos na teoria ao longo da graduação, pois viabiliza o encontro entre o que é visto na Universidade com a prática docente no cotidiano das escolas. O presente trabalho é o relato das atividades de regência promovidas na disciplina Estágio Supervisionado IV, ministrada no 8º semestre do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri/URCA. A regência foi realizada na disciplina de Geografia com turmas nas turmas do 2° ano nos turnos da manhã e tarde na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra em Juazeiro do Norte/CE. O trabalho objetiva demonstrar como o estágio ajuda a melhorar a concepção da teoria/prática caracterizando como um processo de construção no qual o discente de licenciatura tende a crescer significativamente como futuro docente. Como procedimentos metodológicos durante a regência, foram baseados em levantamentos bibliográficos, as vivências adquiridas pelo graduando, além das informações sobre a escola, funcionários e o cotidiano vivido na instituição de ensino. Durante as aulas foi possível aperfeiçoar as metodologias de ensino, utilizar recursos didáticos, avançar na comunicação com alunos, medir os conhecimentos adquiridos na universidade e a capacidade de raciocínio. Na análise das aulas evidenciou que o licenciando necessita ter a propriedade dos conteúdos geográficos para que o ensino aconteça de forma contextualizada e incrementada, contribuindo para que a aprendizagem dos alunos seja de modo pensante, reflexiva e crítica.


Palavras-chave


Estágio. Geografia. Importância. Prática. Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível http://basenacionalcomum.mec.g ov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf em: Acesso em: 25 de novembro de 2019.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

MARTINS, Rosa Elisabete Militiz; TONINI, Ivaine Maria. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do sa- ber/fazer docente. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/21000/pdf Acesso em: 03 de setembro de 2019

PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2009.

PPP – Projeto Político Pedagógico. E.E.M.G.A.B. Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra –Juazeiro do Norte, CE, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012




DOI: https://doi.org/10.51539/2594-9616.2020.248061

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.