A produção de cartilhas como ferramenta para o ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259517Palavras-chave:
cartilhas, ensino, geografia, materiais didáticosResumo
O trabalho docente e as reações de ensino-aprendizagem estão em constante transformação, especialmente com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no ambiente escolar. Também é perceptível novos métodos pedagógicos que possibilitam maior autonomia dos alunos na construção do conhecimento. Essas mudanças sociais e educacionais converte o papel do professor de detentor do saber para facilitador, na busca de metodologias e na construção dialética do aprendizado com seus alunos. Nesse contexto, a produção de materiais didáticos emerge como procedimentos essenciais para promover aulas mais dinâmicas, com a construção coletiva do conhecimento centrada no aluno. A cartilha é um recurso que se enquadra nessa metodologia ativa, sendo adaptável aos mais diversos campos disciplinares, como a Geografia. Tal produção de cartilhas com enfoque geográfico é o objetivo geral do presente trabalho. Como procedimentos metodológicos são evidenciadas as etapas de produção desse material didático, tanto em seus aspectos textuais quanto gráficos. A partir dessa exposição conclui-se que a cartilha é um excelente recurso auxiliar aos conteúdos de Geografia, contribuindo para exercer a interdisciplinaridade, transversalidade e transposição didática desse componente disciplinar.
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