A produção de cartilhas como ferramenta para o ensino de geografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259517

Mots-clés :

cartilhas, ensino, geografia, materiais didáticos

Résumé

O trabalho docente e as reações de ensino-aprendizagem estão em constante transformação, especialmente com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no ambiente escolar. Também é perceptível novos métodos pedagógicos que possibilitam maior autonomia dos alunos na construção do conhecimento. Essas mudanças sociais e educacionais converte o papel do professor de detentor do saber para facilitador, na busca de metodologias e na construção dialética do aprendizado com seus alunos. Nesse contexto, a produção de materiais didáticos emerge como procedimentos essenciais para promover aulas mais dinâmicas, com a construção coletiva do conhecimento centrada no aluno. A cartilha é um recurso que se enquadra nessa metodologia ativa, sendo adaptável aos mais diversos campos disciplinares, como a Geografia. Tal produção de cartilhas com enfoque geográfico é o objetivo geral do presente trabalho. Como procedimentos metodológicos são evidenciadas as etapas de produção desse material didático, tanto em seus aspectos textuais quanto gráficos. A partir dessa exposição conclui-se que a cartilha é um excelente recurso auxiliar aos conteúdos de Geografia, contribuindo para exercer a interdisciplinaridade, transversalidade e transposição didática desse componente disciplinar.

Biographie de l'auteur-e

Victor Régio da Silva Bento, Universidade Federal do Acre

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - PROPGeo-UECE. Especialista em Geoprocessamento aplicado à análise ambiental e recursos hídricos. Professor adjunto dos cursos de Geografia (bacharelado/licenciatura), da Universidade Federal do Acre - UFAC.

Références

ACRE, Governo do Estado. Currículo único de referência do Acre. Rio Branco: SEE/Acre, 2019.

ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

BACELAR, Betânia Maria Filha et al. Metodologia para elaboração de cartilhas em projetos de educação ambiental em micro e pequenas empresas. Recife (PE): Jepex, 2009.

BONIFACIO, Ingrid Ribeiro Olanda et al. Metodologias para o ensino de Geografia: o uso de cartilhas geográficas. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 52616-52620, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, Brasília, Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017.

GIORDANI, Annecy Tojeiro. Normas editoriais, orientação aos autores: cartilhas./ Annecy Tojeiro Giordani, Priscila A. Borges Ferreira Pires. Revisão de Diná Tereza de Brito. Cornélio Procópio - PR: Editora UENP, 2020.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib, PAGANELLI, Tomoko Iyda, CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Corte, 2009

WILLIAMS, Robbie. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. São Paulo: Callis, 2005.

Publié-e

2024-01-11

Comment citer

Bento, V. R. da S. (2024). A produção de cartilhas como ferramenta para o ensino de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(3), 81–94. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259517