O ensino de geografia acerca do semiárido brasileiro a luz da obra "vidas secas" de Graciliano Ramos: construindo experiências na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264508

Palavras-chave:

ensino de geografia, semiárido brasileiro, vidas secas

Resumo

Trabalhar assuntos voltados ao semiárido brasileiro é muito importante, mas devemos considerar que os alunos entenderão a verdadeira face do semiárido, não ficando presos ao que a mídia mostra. Dessa forma, o objeto de estudo deste artigo é analisar como é possível trabalhar alguns aspectos geográficos em sala de aula a partir da obra literária “vidas secas” de Graciliano Ramos. Os objetivos da pesquisa são: investigar como aplicar a interpretação literária nos espaços geográficos, analisar meios de aplicar a obra “vidas secas” no ensino de geografia, compreender aspectos do Nordeste que não são destacados na obra e entender a importância da interdisciplinaridade entre as duas ciências, mostrando que mesmo que a obra mostra o descaso social no Nordeste, a região não é apenas isso. A metodologia adotada, consistiu na elaboração de um círculo de leituras na universidade, a qual foi apresentado imagens expostas ao público. A partir dos resultados foi possível perceber que a obra de fato destaca elementos que constituem o semiárido brasileiro, mas ainda há uma dificuldade em trabalhar em sala de aula, muito por as literaturas discutirem apenas as mazelas sociais, e nunca a parte “rica” do Nordeste.

Biografia do Autor

Francisco Charles Pereira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aline Livia Pereira Chaves , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Robertinho Júnior Cipriano da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rodolfo Ferreira de Almeida , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rute Soares Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre e professora da rede estadual do Rio Grande do Norte

Referências

BELIZÁRIO, M e et al. GEOGRAFIA E LITERATURA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE ENTENDIMENTO GEOGRÁFICO. (2019) CONEDU. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID11761_03102019221242.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2024.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 de fevereiro de 2024.

HABERMAS, J. Dialética e Hermenêutica - para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: L & PM, 1987 a. Disponível: https://doi.org/10.1590/S0102-64451988000100011. Acesso em: 04 de novembro de 2023.

LIMA, E. O currículo como espaço de diálogo entre as diversidades socioculturais do semiárido. In: SILVA, Conceição de Maria de Sousa e; LIMA, Elmo de Souza; CANTALICE, Maria Luiza; ALENCAR, Maria Tereza; SILVA, Waldirene Alves Lopes da. (org.). Semiárido Piauiense: educação e contexto. Campina Grande: INSA, 2010. p. 151 - 172. Disponível: https://www.academia.edu/35337097/O_CURR%C3%8DCULO_COMO_ESPA%C3%87O_DE_DI%C3%81LOGO_ENTRE_AS_DIVERSIDADES_SOCIOCULTURAIS_DO_SEMI%C3%81RIDO. Acesso em: 18 de fevereiro de 2024.

MAIA, J. R... (2019). Vidas secas: trabalho, terra e migração num “livrinho sem paisagens”. Alea: Estudos Neolatinos, 21(3), 81–100. https://doi.org/10.1590/1517-106X/201921381100. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/rNBYPktCKPyMkZTp875f7Gj/#. Acesso em: 18 de fevereiro de 2024.

OLIVEIRA, F et al. Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de geografia. 2020. Anais do CDSA... Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/31926/1/EDUCA%C3%87%C3%83O%20GEOGR%C3%81FICA%20NAS%20ESCOLAS%20DO%20SEMI%C3%81RIDO%20-%20ANAIS%20CDSA%202020.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2024.

RAMOS, G. Vidas secas. 100. ed. Rio de Janeiro: Record, 2018. Disponível em: https://iedamagri.files.wordpress.com/2020/02/vidas-secas-graciliano-ramos.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2024.

RIBEIRO, J. A. Nordestes pala além do Nordeste: por uma nova narrativa literária. 2020. 184 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4306. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.

SANTOS, F. J. S.; Araújo, R. L., Rev. Educação contextualizada no semiárido: o que a Geografia tem a ver com isso? Revista de geociências do Nordeste. Nordeste, Caicó, v.6, n.2, (Jul-Dez) p.178-185, 2020. https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID20488. Acesso em: 18 de fevereiro de 2024.

TUNES, E., Tacca, M. C. V. R. Bartholo Júnior, R. dos S... (2005). O professor e o ato de ensinar. Cadernos De Pesquisa, 35(126), 689–698. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5VcSDPXY78pqQYKTVYTD7Fv/#. Acesso em: 18 de Fevereiro de 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

Silva, F. C. P. da, Chaves , A. L. P., Silva, R. J. C. da, Almeida , R. F. de, & Paiva, R. S. (2025). O ensino de geografia acerca do semiárido brasileiro a luz da obra "vidas secas" de Graciliano Ramos: construindo experiências na formação docente. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(1), 19–32. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264508