O ensino de geografia acerca do semiárido brasileiro a luz da obra "vidas secas" de Graciliano Ramos: construindo experiências na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264508Palavras-chave:
ensino de geografia, semiárido brasileiro, vidas secasResumo
Trabalhar assuntos voltados ao semiárido brasileiro é muito importante, mas devemos considerar que os alunos entenderão a verdadeira face do semiárido, não ficando presos ao que a mídia mostra. Dessa forma, o objeto de estudo deste artigo é analisar como é possível trabalhar alguns aspectos geográficos em sala de aula a partir da obra literária “vidas secas” de Graciliano Ramos. Os objetivos da pesquisa são: investigar como aplicar a interpretação literária nos espaços geográficos, analisar meios de aplicar a obra “vidas secas” no ensino de geografia, compreender aspectos do Nordeste que não são destacados na obra e entender a importância da interdisciplinaridade entre as duas ciências, mostrando que mesmo que a obra mostra o descaso social no Nordeste, a região não é apenas isso. A metodologia adotada, consistiu na elaboração de um círculo de leituras na universidade, a qual foi apresentado imagens expostas ao público. A partir dos resultados foi possível perceber que a obra de fato destaca elementos que constituem o semiárido brasileiro, mas ainda há uma dificuldade em trabalhar em sala de aula, muito por as literaturas discutirem apenas as mazelas sociais, e nunca a parte “rica” do Nordeste.
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