Metodologias Didáticas no ensino de geografia, desenvolvidas em um cursinho popular para o ENEM, no Município de Santa Maria, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265680

Palavras-chave:

educação popular , geografia escolar , práticas de ensino

Resumo

O acesso ao Ensino Superior no Brasil ainda enfrenta desafios, especialmente para estudantes que enfrentam desigualdades socioeconômicas. Diante desse cenário, os cursinhos populares surgem como uma alternativa para democratizar o ensino e qualificar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo tem como objetivo relatar e dialogar sobre estratégias pedagógicas adotadas durante o ensino de Geografia em um cursinho popular, no Município de Santa Maria, RS. O trabalho utilizou revisão de literatura e uma abordagem qualitativa para discorrer sobre as intervenções em sala de aula. Elas foram desenvolvidas por uma acadêmica do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação de um doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM, que possui Graduação (Licenciatura Plena) e Mestrado em Geografia pela mesma instituição. Desse modo, percebeu-se, pelos relatos dos discentes, que as metodologias didáticas desenvolvidas corroboraram para o conhecimento de vários conceitos importantes para a Geografia e demais componentes curriculares, e os estudantes demonstraram o desenvolvimento do pensamento crítico sobre problemáticas que possuem relação com os temas comumente abordados pelo ENEM. Considerou-se que a adoção de diferentes metodologias no ensino de Geografia, trabalhadas pelo cursinho popular do Município de Santa Maria foram importantes para a ampliação dos saberes desses alunos oriundos da escola pública, bem como para o engajamento deles. Assim, reforçou-se a necessidade de ampliar e aprimorar iniciativas educacionais que utilizem abordagens pedagógicas diferenciadas para gerar oportunidades e promover uma aprendizagem mais significativa.

Biografia do Autor

Caroline Moro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Politécnico da UFSM, Técnica em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

Lucian Armindo da Silva Brinco, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação (Licenciatura Plena) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No momento, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM

Referências

BARROS, M. G. F. B. e; MIRANDA, J. C.; COSTA, R. C. Uso de jogos didáticos no processo ensino- aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 19, n. 23, 2019.

BORGES, L. da C.; DINIZ, B. M. S.; MOURA, M. M.; LIMA, M. E. B.; ALMEIDA, M. B. Nuvem de palavras como estratégia didática em uma turma de Biblioteconomia. Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 14, 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.53198.

CAMPAGNI, C. R.; FONSECA, D. C. Cursinhos Populares enquanto ação afirmativa: potencialidades no acesso ao Ensino Superior. Educação, v. 49, 2024. http://dx.doi.org/10.5902/1984644473567.

CAVALLINI, G. M.; PINHEIRO, I. A.; RICHTER, D. A potencialidade dos mapas digitais para o ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 28, 2024. https://doi.org/10.5902/2236499485068

COLAFERRO, G. N.; RAPACCI, M. M. de Q.; NETO, O. C. P. O uso de mapas geográficos digitais na educação. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; ENCONTRO DE ENCONTRO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 20.; 3.; 4., 2024, Londrina. Anais [...]. Londrina: Galoá, 2024.

CONCEIÇÃO, L. F. de O.; MIRANDA, A. C. G. Metodologias ativas e jogos didáticos: contribuições para o ensino de anatomia e fisiologia humana. Revista Caderno Pedagógico, v. 21, n. 5, p. 01-22, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n5-006.

DESCOMPLICA. Globalização | Quer que desenhe?. YouTube, 21 de junho de 2017. 4min45s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h5WjNMGztvE&t=8s. Acesso em: 03 fev. 2025.

DESCOMPLICA. Blocos econômicos | geografia | Mapa Mental | Quer Que Desenhe?. YouTube, 10 de novembro de 2020. 11min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tFGlxXZSTqY. Acesso em: 03 fev. 2025.

FARIAS, I. O Brasil rural. YouTube, 28 de outubro de 2021. 7min23s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VEptKV4CGfY&t=12s. Acesso em: 03 fev. 2025.

FERNANDES, B. G.; SÁ, M. Q. B. de; STEIL, L. J. A evolução dos simulados do ENEM na Escola Preparatória da UFABC: reflexões e impactos na prática pedagógica. Revista Caderno Pedagógico, v. 21, n. 8, p. 1-18, 2024. DOI:10.54033/cadpedv21n8-101.

FILIPAK, S. T.; PACHECO, E. F. H. A democratização do acesso à educação superior no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 54, 2020. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds09

FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS – FUNAI. Terras Indígenas: Dados Geoespaciais e Mapas, atualizado em 2024.

GROPPO, L. A.; OLIVEIRA, A. R. G. de; OLIVEIRA, F. M. de. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240031

GUIMARAES JUNIOR, J. C.; GURGEL, M. R. F.; COSTA, H. C. de M.; BITENCOURT, V. M. M.; SALES, R. L.; BRAGA, F. C.; ALVES, J. G.; RAMOS, A. B. Estudos sobre desigualdades educacionais no Brasil: uma análise sobre alguns estudos de desigualdades na educação básica no Brasil. Revistaft, v. 28, 2024. DOI: 10.69849/revistaft/fa10202409302241.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Malhas Municipais, 2022.

ITO, I. S.; AZEVEDO, D. A. de. Jogos geográficos escolares: ferramentas lúdicas de ensino. Revista Eletrônica Educação Geográfica em Foco, n. 12, 2022.

LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. de L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 18, n. 00, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958

LUCAS, G. V. Avaliações de larga escala como ampliadoras das desigualdades sociais: um estudo sobre o ENEM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2023.

LUNARTI, E. A. P. Uso de jogos e brincadeiras para aprendizagem ativa e estudo de conceitos geográficos. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 13, n. 23, p. 05-23, 2023.

MAGALHÃES, A. T. R. Cursinhos populares e o acesso ao ensino superior: contribuições para além do conteúdo. Dissertação (Mestre em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

MARQUES, H. R.; CAMPOS, A. C.; ANDRADE, D. M.; ZAMBALDE, A. L. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, n. 3, p. 718-741, 2021.

MONTEIRO, E. C.; QUEIROZ, J. E. B.; SOARES, E. F. A ludicidade e as novas metodologias como estratégias para o processo de recomposição da aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 10., 2024, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFPB, 2024.

OLIVEIRA JÚNIOR, R. M. de; ALBUQUERQUE, P. I. de M.; PEREIRA, L. A.; PINTO, P. T. D. O uso de vídeos e curtas no aprimoramento das aulas de geografia no ensino básico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014, Vitória. Anais [...]. Vitória: AGB, 2014.

PEIXOTO, M. do C. de L. Democratização e desigualdades na educação superior: o caso do Brasil. Universidades, n. 74, p. 51-61, 2017.

PRAIS, J. L. de S.; ROSA, V. F. da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 28, n. 1, p. 201-219, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4833

SHOW DE GEOGRAFIA. Urbanização- entenda a partir da animação "A Ilha". YouTube, 21 de dezembro de 2017. 8min47s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iX9bf0DE1_k&t=256s. Acesso em: 03 fev. 2025.

SILVA, A. P. da; ROSISTOLADO, R. Participação no ENEM: desigualdades no contexto das escolas públicas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, n. 3, p. 1506-1532, 2021. DOI 10.21573/vol37n32021.111559.

SILVA, L. N. Desigualdade social e acesso à educação: Estudo sobre as barreiras socioeconômicas que afetam o acesso à educação de qualidade. Revista Gestão Universitária, 2025.

SILVA, M. F. da. A importância da ludicidade no ensino de história e geografia no ensino fundamental anos iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.

SOUSA, J. A. A. de; NECO, A. S.; VIANA JUNIOR, M. M. Ensino de geografia em cursinhos populares: contribuições para além do conteúdo no projeto novo vestibular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 8., 2022, Maceió. Anais [...]. Maceió: João Pessoa, 2022.

TÔRRES, L. M. G.; FERNANDES, M. J. C.; HENRIQUE JUNIOR, R. A.; MATOS, E. de A. Metodologias ativas a partir de jogos didáticos: uma revisão bibliográfica e uma proposta metodológica no Ensino de Geografia. Revista GeoInterações, Assú, v. 6, n. 1, p.111-122, 2022.

Downloads

Publicado

2025-08-07

Como Citar

Moro, C., & Brinco, L. A. da S. (2025). Metodologias Didáticas no ensino de geografia, desenvolvidas em um cursinho popular para o ENEM, no Município de Santa Maria, RS. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(2), 19–33. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265680