Tecnologias digitais no ensino de Geografia: uma análise crítica das demandas da educação em tempos de crise
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.267031Palavras-chave:
ensino de geografia, tecnologias digitais, educaçãoResumo
Nas últimas três décadas, houve uma inserção massiva das ferramentas tecnológicas digitais no cotidiano da sociedade de modo geral, e ao mesmo tempo que há um apelo e uma proximidade com esses recursos tecnológicos, eles estão muito distantes de uma parcela significativa. A discussão sobre a inserção das tecnologias digitais na educação não é recente, como já tratamos nos parágrafos anteriores, mas com a crise sanitária e de saúde do novo coronavírus, a necessidade dessas discussões se tornou urgente, considerando o cenário de extrema urgência daquele momento. A Ciência Geográfica tem o papel primordial de analisar as relações sociais e naturais, assim, o ensino de Geografia em especial, tem como objetivo fomentar a formação de indivíduos críticos, para que possam participar ativamente na sociedade na qual estão inseridos. Expostas essas questões iniciais, o presente estudo tem como objetivo central, discutir e refletir sobre o ensino de geografia e as tecnologias digitais, em especial as de informação e comunicação, conhecidas como TDICs, nas perspectivas de um ensino significativo frente às demandas do mercado e do capital.
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