Caminhos e (des)caminhos do estágio supervisionado: a escola enquanto espacialidade concreta

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253845

Schlagworte:

formação docente, Geografia, ensino fundamental.

Abstract

O estágio supervisionado se conforma como uma atividade teórico instrumentalizadora da práxis docente em prol da transformação da realidade, tendo em vista que teoria e prática são elementos indissociáveis no fazer docente. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva tecer algumas considerações acerca do campo de Estágio Supervisionado em Geografia com base em inquietações que emergem no transcurso do Estágio de Formação de Professores para o Ensino Fundamental realizado na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado em Natal/RN. Dentre os procedimentos metodológicos utilizados estão a pesquisa-ação associada a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos demonstram que para a superação do paradigma do estágio como prática instrumental se faz necessário a compreensão da escola enquanto espacialidade concreta. Portanto, a ressignificação do estágio deve partir do entendimento de que a sua finalidade é a promoção de uma aproximação do profissional em formação com a realidade na qual atuará, com a análise e a problematização das ações frente a realidade dos alunos e do ambiente escolar no qual essas práticas vão se integrar.

Autor/innen-Biografie

Aldeíze Bonifácio Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Geógrafa, Licenciada e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Metodologia de Ensino em Geografia

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Veröffentlicht

2022-12-26

Zitationsvorschlag

Silva, A. B. (2022). Caminhos e (des)caminhos do estágio supervisionado: a escola enquanto espacialidade concreta. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(3). https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253845