Espaços não-formais no ensino de Geografia: a importância do observatório astronômico antares em Feira de Santana/BA

Autor/innen

  • Jonathas Jesus dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240473

Schlagworte:

Ensino-Aprendizagem, Espaços não-formais, Recursos didáticos

Abstract

O ensino de Geografia, nos espaços não-formais, permite uma saída alternativa das quatro paredes da sala de aula, favorecendo ao estudante contato direto com outras possibilidades de construção do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho visa compreender como os espaços não-formais de ensino são utilizados pelos professores no/para o ensino da Geografia escolar. Logo, utilizou-se uma abordagem qualitativa para a investigação, com o estudo de caso do Observatório Astronômico Antares em Feira de Santana-Ba. Os instrumentos para a coleta de dados, foram observações, questionários e entrevistas com os professores de Geografia da educação básica. Elaborou-se duas categorias temáticas: A primeira delas, relata a importância dos espaços não-formais de ensino: do discurso à prática, relatando as contradições entre as falas e as práticas dos professores de Geografia, a outra, sobre a utilização dos espaços não-formais no ensino de Geografia.  Constatou-se que grande parte dos professores ainda estão presos ao ambiente escolar, desconhecendo na maioria das vezes as potencialidades de um espaço não-formal de ensino. Entretanto, muitos professores de Geografia utilizam os espaços não-formais, tanto institucionalizados quanto não-institucionalizados, para aulas expositivas e dialogadas, colaborando com a aprendizagem significativa e trazendo ainda mais sentido para o mundo em volta dos alunos.

Autor/innen-Biografie

Jonathas Jesus dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente

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Veröffentlicht

2019-07-01

Zitationsvorschlag

dos Santos, J. J. (2019). Espaços não-formais no ensino de Geografia: a importância do observatório astronômico antares em Feira de Santana/BA. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(1), 82–96. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240473