Os professores de geografia na perspectiva da educação especial e inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246539

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Professores de geografia

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as experiências, percepções e/ou perspectivas dos professores de geografia em relação aos aspectos da educação especial e inclusiva. Como o desenvolvimento do mesmo se dá durante a pandemia do coronavírus (COVID-19), utiliza-se dos recursos online para obter as respostas de seis (6) docentes, que lecionam em escolas da região central do Estado do RS. Desse modo, os resultados mostram que eles, em geral, não se sentem aptos para trabalharem na perspectiva da escolarização dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), dada a época de suas formações acadêmicas. Apenas uma (1) docente também está inserida em cursos de formação continuada na área de educação especial. Colocam, ainda, que as facilidades da inclusão escolar recaem no apoio da família e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as dificuldades se dão na falta dos mesmos. Por fim, eles enfatizam que existem muitas questões, seja no âmbito das políticas educacionais ou no sistema de ensino e aprendizagem em sua totalidade, que precisam ser reavaliadas, para que os educandos com NEEs se sintam, de fato, incluídos.

Biografia do Autor

Lucian Armindo da Silva Brinco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

CHAVES, A. P. N. Ensino de geografia e a cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande Florianópolis. 2010, 158 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2010.

CROZARA, T. F; SAMPAIO, A. A. M. Construção de material didático tátil e o ensino de geografia na perspectiva da inclusão. In: XII Seminário de iniciação científica; VII Encontrointerno; Universidade Federal de Uberlândia,2008. Disponível em: https://ssl4799.websiteseguro.com/swge5/seg/cd2008/PDF/IC2008-0305.PDF . Acesso em: 08 abr. 2020.

CUSTÓDIO, G.A; RÉGIS, T. C. Recursos Didáticos no processo de Inclusão Educacional nas aulas de Geografia. In: Nogueira, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão Escolar: teoria e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, 2016.

MATOS, S. N. MENDES, E. G. Demandas decorrentes da inclusão escolar. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 27-40, 2014. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial Acesso em: 22 de Jun. de 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA. Programa de Atendimento Especializado Municipal – PRAEM. S/D. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/programa-de-atendimento-especializado-municipal-ndash-praem.pdf Acesso em: 08 de jul. de 2020.

RIBEIRO, R.; MACHADO, S. M. M. A geografia da inclusão ou a inclusão na Geografia? 2016. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão escolar: Teoria e Práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Brinco, L. A. da S. (2021). Os professores de geografia na perspectiva da educação especial e inclusiva. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 1–15. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246539