Os professores de geografia na perspectiva da educação especial e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246539Palabras clave:
Educação especial, Educação inclusiva, Professores de geografiaResumen
O objetivo deste estudo é analisar as experiências, percepções e/ou perspectivas dos professores de geografia em relação aos aspectos da educação especial e inclusiva. Como o desenvolvimento do mesmo se dá durante a pandemia do coronavírus (COVID-19), utiliza-se dos recursos online para obter as respostas de seis (6) docentes, que lecionam em escolas da região central do Estado do RS. Desse modo, os resultados mostram que eles, em geral, não se sentem aptos para trabalharem na perspectiva da escolarização dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), dada a época de suas formações acadêmicas. Apenas uma (1) docente também está inserida em cursos de formação continuada na área de educação especial. Colocam, ainda, que as facilidades da inclusão escolar recaem no apoio da família e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as dificuldades se dão na falta dos mesmos. Por fim, eles enfatizam que existem muitas questões, seja no âmbito das políticas educacionais ou no sistema de ensino e aprendizagem em sua totalidade, que precisam ser reavaliadas, para que os educandos com NEEs se sintam, de fato, incluídos.
Citas
CHAVES, A. P. N. Ensino de geografia e a cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande Florianópolis. 2010, 158 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2010.
CROZARA, T. F; SAMPAIO, A. A. M. Construção de material didático tátil e o ensino de geografia na perspectiva da inclusão. In: XII Seminário de iniciação científica; VII Encontrointerno; Universidade Federal de Uberlândia,2008. Disponível em: https://ssl4799.websiteseguro.com/swge5/seg/cd2008/PDF/IC2008-0305.PDF . Acesso em: 08 abr. 2020.
CUSTÓDIO, G.A; RÉGIS, T. C. Recursos Didáticos no processo de Inclusão Educacional nas aulas de Geografia. In: Nogueira, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão Escolar: teoria e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, 2016.
MATOS, S. N. MENDES, E. G. Demandas decorrentes da inclusão escolar. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 27-40, 2014. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial Acesso em: 22 de Jun. de 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA. Programa de Atendimento Especializado Municipal – PRAEM. S/D. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/programa-de-atendimento-especializado-municipal-ndash-praem.pdf Acesso em: 08 de jul. de 2020.
RIBEIRO, R.; MACHADO, S. M. M. A geografia da inclusão ou a inclusão na Geografia? 2016. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão escolar: Teoria e Práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Lucian Armindo da Silva Brinco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.