O trabalho da Educação Ambiental na escola em tempos de pandemia: relatos da prática docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252776

Mots-clés :

Ensino remoto emergencial, meio ambiente, prática docente

Résumé

A Educação Ambiental (EA) aparece como uma das principais ferramentas de conscientização e reflexão sobre os problemas causados pela ação desordenada do ser humano sobre a natureza. Entretanto, com a pandemia da Covid-19 os desafios de trabalhar a EA na escola aumentaram dentro do contexto de ensino-aprendizagem das aulas remotas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores estão trabalhando a EA na educação básica diante do contexto pandêmico causado pela Covid-19. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa quali-quantitativa, por meio de formulário eletrônico desenvolvido com o auxílio da ferramenta Google Forms. No total, 42 profissionais da educação básica de diferentes etapas e níveis de escolaridade foram entrevistados. A referente pesquisa constatou que, apesar dos desafios proporcionados pelas aulas remotas, a maioria dos professores entrevistados vem trabalhando a EA usando diferentes metodologias e recursos didáticos, incluindo novas tecnologias digitais. Contudo, os profissionais da educação percebem que há uma limitação na aprendizagem dos alunos com as aulas remotas, e isto constitui o principal fator limitante para o trabalho da EA durante a pandemia. Planejamentos didáticos, capacitação dos professores e aquisição de materiais didáticos diversificados voltados para a realidade das aulas remotas são necessários e podem resultar em um trabalho mais amplo e interdisciplinar da EA na escola, mesmo em tempos de pandemia.

Bibliographies de l'auteur-e

Silvana Costa Neri, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Pedagogia, Centro de Humanidades, UEPB

Juliana Nóbrega de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Geografia (UFPB), professora do Departamento de Geografia, Centro de Humanidades, UEPB

Joel Maciel Pereira Cordeiro, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Agronomia (UFPB), professor substituto do Departamento de Geografia, Centro de Humanidades, UEPB.

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Publié-e

2022-08-19

Comment citer

Neri, S. C., Almeida, J. N. de, & Cordeiro, J. M. P. (2022). O trabalho da Educação Ambiental na escola em tempos de pandemia: relatos da prática docente. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 103–116. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252776