Construção de valores e cidadania: uma abordagem necessária no ensino de geografia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253594

Schlagworte:

Formação cidadã, Construção de valores, Ensino de Geografia.

Abstract

A reflexão discute acerca de valores necessários à construção da cidadania no ensino da geografia escolar. Considera-se que há valores éticos que contribuem para que se constituam condutas adequadas, com base em processos que envolvem empatia, respeito, cooperação, solidariedade, diálogo, além de processos de conscientização crítica, os quais contribuem à emancipação humana. Propõe-se investigar em que medida a construção de valores possibilita a formação cidadã. Envolve uma pesquisa exploratória, com base nas produções identificadas no Banco de Teses e Dissertações da Capes, cujo enfoque se dá ao período 2010-2018. O interesse é trazer ao debate reflexões possíveis a partir do ensino de geografia, considerando a necessidade de formação humana com base na construção de valores que contribuam para a formação cidadã e o efetivo exercício da cidadania. Evidencia-se, dessa forma, que, a partir do olhar geográfico propositivo, conscientizador e provocador sobre a realidade e as interações humanas em sociedade, é possível repensar valores e contribuir, pela geografia escolar, à emancipação dos sujeitos e ao exercício da cidadania.

Autor/innen-Biografien

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio; PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental; PNLD 2021 - objeto 1 - Projetos Integradores; PNLD 2021 - objeto 2 - Obras por grande área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Foi coordenadora adjunta na avaliação dos livros didáticos - PNLD 2019, versão de adequação à BNCC. Trabalhou durante dez anos em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, construindo pesquisas que envolvem ensino de Geografia, educação escolar indígena e educação do campo. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais, livro didático, diversidades, educação geográfica e pensamento geográfico de professor. É integrante do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia (GECEF) e vice-líder do Grupo de Investigadores Iberoamericanos em Educação Geográfica (IIEG).

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroestes do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Pos doutorado na UAM- Universidade Autonoma de Madrid Espanha . Professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Orientadora de mestrado e de doutorado e supervisora de pós-doutorado no Programa de Pós graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. Professor colaborador na Universidade Federal da Fronteira Sul com orientação no mestrado de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, geografia, ensino de geografia, cidade e cidadania.Bolsista PQ/CNPq- Nivel 1D

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Veröffentlicht

2022-08-19

Zitationsvorschlag

Copatti, C., & Callai, H. C. (2022). Construção de valores e cidadania: uma abordagem necessária no ensino de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 206–225. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253594