A inclusão de alunos com deficiência: um olhar a partir dos bolsistas do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262119Schlagworte:
Geografia, formação docente, educação inclusiva, atividades inclusivasAbstract
O presente artigo tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Geografia, ao conceberem o trabalho com os alunos sob uma perspectiva inclusiva. Portanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 22 bolsistas. Os dados coletados indicaram a importância das escolas possuírem uma infraestrutura adequada para receber alunos com deficiência, além da implementação de políticas e práticas que assegurem um processo de ensino e aprendizagem inclusivo para todos os estudantes. Os resultados também apontaram a necessidade de intensificar a abordagem da inclusão na formação inicial, capacitando os futuros professores a conceberem metodologias e atividades que contemplem os alunos com deficiência, constituindo-se assim um desafio a ser enfrentado ao longo de suas carreiras docentes. Concluímos que a inclusão não é um processo simples, e para que ela ocorra, é necessário superar desafios como a adaptação da estrutura física da escola, a disponibilidade de recursos educacionais, a implementação de políticas públicas e a melhoria na formação continuada dos professores. O PIBID permite que os bolsistas vivenciem, na prática, as demandas dos alunos com deficiência. Tal fato possibilita uma reflexão crítica acerca do papel docente na escola, que se apresenta cheia de desafios, permitindo a busca por soluções que promovam a inclusão efetiva dos alunos com deficiência.
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