O encontro entre Geografia e Educação pode mudar o espaço vivido?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249368Schlagworte:
Educação, Geografia, Espaço vivido, Projetos, Trabalho de campo.Abstract
A Geografia em parceria da educação fornece subsídios para os estudantes aprenderem o seu espaço de vida, por meio de práticas e teorias que ajudam o pensamento crítico, a práxis e a transformação socioespacial. Por isso, é importante trazer à tona essa abordagem para se desenvolver caminhos de uma educação voltada para vida. Esta pesquisa bibliográfica centra-se no objetivo de analisar e discutir a interconexão das duas disciplinas como articuladoras da mudança local, dialogando sobre a pedagogia dos projetos e do trabalho de campo para o ensino. Para pensar uma educação mais rica e interessante que contextualiza o espaço é fundamental no campo escolar, já que o espaço é o chão de aprendizados desde a infância da criança até a sua formação total e permite a criação de um sujeito crítico e humano.Literaturhinweise
ALMEIDA, M. E. B. de. Como se trabalhar com projetos (Entrevista). Revista TV ESCOLA. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, n. 22, mar./abr. 2002.
ALMEIDA, D. S. A importância do trabalho de campo no estudo da geografia. 2013. Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/trabalho-de-campo-no-estudo-dageografia.htm. Acessado em 14.Out.2020.
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma Educação do Campo. 4.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. 214p.
AZAMBUJA, L. D. Trabalho de campo e ensino de Geografia. Geosul, Florianópolis, v. 27, n. 54, p 181-195, jul./dez. 2012.
DELORS, J. (Coord.). Educação: um tesouro a se descobrir. Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, Unesco, 1998.
BRAZ, R. L. De Onde Parte o Ensino Escolar da Geografia: Considerações acerca da relação Espaço Vivido e Ensino-Aprendizagem. Geografia, Londrina, v. 24, n. 1. p. 125 – 132, jan/jun, 2015.
BOUTINET, J. P. Antropologia do projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CALLAI, H. C. O ensino em Estudos Sociais. 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 2002.
CALLAI, H. C. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A. C., et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
___________. O Lugar como possibilidade de construção de identidade e pertencimento. Artigo apresentado no VII Congresso Luso-Afro-brasileiro de Ciências Sociais. Anais... Coimbra, 2004. http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf. Acesso em 30/04/2020.
____________. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia, Norte Grande, n.70, Santiago, set. 2018.
CASTELLAR, S. M. V. Jogos e Resolução de Problemas Para o Entendimento do Espaço Geográfico no Ensino de Geografia. In: Educações Geográficas Reflexão Prática. Rio Grande do Sul, 2011.
CASTROGIOVANNI, A. C. Trabalho de campo no ensino da geografia na escola de 1º e 2º graus. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v.12, p. 71-74, maio, 1984.
CASTROGIOVANNI, A. C. Movimentos dentro e fora da sala de aula: o trabalho de campo. IN: CASTROGIOVANNI, A. C. [et. al.] orgs. Movimentos no ensinar Geografia: rompendo rotações. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p. 41 – 54.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia escolar e procedimentos de ensino numa perspectiva socioconstrutivista. In: Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CIOCCARI, C. C. Ensino de geografia e o trabalho de campo: construindo possibilidades de ensino e aprendizagem sobre o espaço urbano e rural em Júlio de Castilhos, RS. 2013. 93f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
DEMO, P. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002. 159p.
FRÉMONT, A. A Região, Espaço Vivido. Coimbra: Almedina, 1976.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GANDIN, A. B. Metodologia de projetos na sala de aula: relato de uma experiência. São Paulo: Loyola, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
GONZÁLES, M. S. ¿Qué escuelas de Geografia para educar en ciudadanía?. In: Revista Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, n. 24. Valência: Editora da Universidade de Valência, 2010.
KAERCHER, N. A. A Geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.) Geografia em sala de aula: Práticas e Reflexões. UFRGS, Porto Alegre/RS, 2° Ed. 1999. p. 11-21.
KAERCHER, N. A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. Porto Alegre: UFRGS/AGB, 2003.
LEITE, L. H. A. Pedagogia de projetos e Projetos de Trabalho. Presença Pedagógica, v. 73, p. 62-69, 2007.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do Meio: fundamentos e estratégias. Maringá: Eduem, 2010.
MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB, n. 84, p. 105 – 136, 2006.
MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas: Papirus, 2001.
MORO, I. L. Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 7, núm. 13, 2016.
PAIVA, P. B.; OLIVEIRA, S. R. L. Trabalho de campo e o ensino de geografia nos colégios públicos estaduais de ensino médio em Jataí/GO. In: IX ENCONTRO NACIONAL NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. Caldas Novas (GO). Anais... 19 a 21 de agosto — 2018. Disponível em: http://nepeg.com/forum/ix-forum-nepeg/. Acesso em: 14 de jan. de 2021.
PERRENOUD, P. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PONTUSCHKA, N. N. Interdisciplinaridade: Aproximações e Fazeres. Terra Livre - AGB, São Paulo, 1999, n. 14, p. 100-102-111, Disponível em: http://www.agb.org.br/files/TL_N14.pdf, acesso em 12 de Nov. de 2020.
PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos. Gestão escolar e tecnologias: 2005. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf. Acesso em: 08 de março de 2014.
REGO, N. et al. Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
REGO, N. COSTELA, R. Z. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E ENSINO DE GEOGRAFIA, DISTINÇÕES E RELAÇÕES EM BUSCA DE ESTRANHAMENTOS. Signos geográficos. Goiânia, v.1, P.1-15. 2019.
REGO, T. C. Coleção Memória da Pedagogia. São Paulo: Duetto, Vol. 2, 2005.
REGO, N. Geração de Ambiências: três conceitos articuladores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n.1, p. 46-53, jan./abr. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/ index.php/faced/article/view/6780. Acesso em: 13 fev. 2019.
REGO, N. Apresentando um pouco do que sejam ambiências e sua relação com a Geografia e a Educação. In: SUERTEGARAY, D. M. A.; HEIDRICH, A. L. (Org.). Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.
ROHDE, M. D. S. Percepção dos problemas ambientais urbanos a partir do uso de mapas mentais: uma proposta de educação ambiental crítica/emancipatória em escola urbana de Rosário do Sul-RS. 2012. 111f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
ROSSATO, M. S.; SUERTEGARAY, D. M. A. A pesquisa no ensino de Geografia como possibilidade de diálogos trans e interdisciplinares. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, vol. 18, n. 2, maio/ago. 2014.
SANTANA, A. S. Metodologias para o ensino de geografia na educação de jovens e adultos – EJA. 2015. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/viewFile/1505/72. Acesso em: 12 de jan. de 2021.
SANTOS, M. A natureza do espaço, técnica e tempo, emoção e razão. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SANTOS, J. de J. Ensino de geografia nos anos iniciais: leitura de mundo através de conceitos e mapas. Poiésis Pedagógica - v. 5/6 - p. 95-112 - jan./dez. - 2007/2008.
SILVA, V. de P. da. O ensino de geografia por meio de projetos de pesquisa: experiências em escolas públicas de Uberlândia – MG. Revista Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 23-38 , jan./jun. 2011.
SOARES, et al. A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade. Monografias ambientais, UFSM, Santa Maria, v(8), nº 8, p. 1858 – 1869, AGO, 2012.
SPRINGER, K. S.; SOARES, E. G. A pedagogia de projetos como alternativa metodológica às práticas tradicionais no ensino de geografia. 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/614_359.pdf. Acesso em: 4 de jan. de 2021.
THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia, ensino e pesquisa, Santa Maria, v.15, n.1, jan./abr. 2011.
TOLEDO, C. de A. A. de; VIEIRA, P. H. Roteiro para elaboração de projeto de pesquisa. In: TOLEDO, C. de A. A.; GONZAGA, M. T. C. (org.). Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de Ciências Humanas. Maringá : Eduem, 2011. p. 21-40.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.