A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA MIRA DO CAPITALISMO NEOLIBERAL: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A BNCC E O TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.247707Keywords:
Educação, Capitalismo, Trabalho, Base Nacional Comum Curricular, Trabalho docente.Abstract
Realizaremos uma breve análise teórica sobre o mundo do trabalho e a sua relação com as políticas capitalistas neoliberais que vêm tomando conta da nossa sociedade nas últimas décadas e que possuem fortes impactos na educação. Objetivamos entender o modo como essas relações afetam o campo educacional e a forma como a precarização e a desvalorização docente estão a favor do capitalismo. Discorreremos sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele. Será possível criarmos um elo com o campo educacional brasileiro, que será discutido a partir da instauração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está a serviço da etapa neoliberal do capitalismo, algo comprovado a partir da utilização de expressões e ideias que são próprias do mundo empresarial, algo que não nos surpreende, visto que, principalmente a partir da década de 1990, os currículos implantados em nosso país foram elaborados com o intuito de atender aos anseios do Banco Mundial e de outros órgãos internacionais. Ao final, concluímos que o trabalho docente e o campo educacional estão, infelizmente, sendo forçados a se curvar perante o capitalismo, e para que possamos contornar tal situação, precisamos redefinir a nossa identidade enquanto professores.References
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