O fenômeno global da desertificação nos livros didáticos de geografia no Brasil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249133

Parole chiave:

Degradação de terras, Semiárido brasileiro, Ensino de geografía, Recurso didático

Abstract

A desertificação é um problema das regiões secas do globo exigindo ações de prevenção e combate, as quais passam necessariamente pela educação escolar. Diante do exposto, a pesquisa analisa a abordagem do fenômeno da desertificação nos 14 livros didáticos (LD) de Geografia para o Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018), a partir da avaliação de critérios como definição conceitual, causas, efeitos, escalas temporais e espaciais e políticas públicas e/ou medidas mitigadoras da desertificação. Entre os resultados, podemos destacar que 71% dos LD apresentam pelo menos um dos aspectos analisados com destaque para cinco livros (36%) com abordagem satisfatória: ALMEIDA e RIGOLIN (2017), SOUZA et al. (2016), MOREIRA (2016), MARTINS et al. (2016) e LUCCI et al. (2016). Enquanto isso, 29% dos LD não abordam a temática dificultando a sua adoção nas escolas do Semiárido Brasileiro e, consequentemente o combate nas áreas afetadas e invisibilizando nacionalmente o debate científico e político. Quanto aos aspectos do fenômeno, os LD abordam principalmente as causas, os efeitos e as espacialidades de ocorrência, justamente as dimensões do campo empírico do fenômeno em detrimento dos aspectos conceituais e da dimensão política de luta contra a desertificação.

Biografie autore

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu e Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-Sobral)

Doutor em Geografia (UNESP, Rio Claro), Mestre em Geografia (UFRJ) e bacharel e licenciado em Geografia (UVA-Sobral). Professor do Curso de Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Iguatu e do Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-Sobral).

Vinícius Alves da Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu

Licenciando em Geografia pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu. Integrante do grupo de pesquisa GeoAridus (IFCE/CNPq).

Leonardo de Souza Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu

Licenciando em Geografia pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu. Integrante do grupo de pesquisa GeoAridus (IFCE/CNPq).

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Pubblicato

2021-04-09

Come citare

Albuquerque, F. N. B. de, da Silva, V. A., & Silva, L. de S. (2021). O fenômeno global da desertificação nos livros didáticos de geografia no Brasil. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 69–91. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249133