A escola se (des)encontra com o lugar, uma tese e seus devires

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264414

Palavras-chave:

espaço geográfico, escola, lugar eventual, acontecimento

Resumo

Este trabalho se interessa em perseguir a seguinte questão: O que surge a partir da escola quando a fronteira que a separa da vida é quebrada por acontecimentos históricos e eventualidades geográficas? A inspiração ocorre com autores diversos que propõem fluxos de pensamentos em composição com a Diferença, se destacando a ideia da eventualidade como uma possibilitadora de aberturas. O argumento da pesquisa é o de que o espaço geográfico, quando apoiado nas possibilidades despertadas pelos acontecimentos eventuais, em fuga das tentativas de purificação pedagógicas, viabiliza composições que, em agenciamento, abrem os muros da escola às histórias e geografias não universais. O trabalho, numa tentativa de seguir as pistas que oferecem uma abertura à ignorância, navega por incertezas que diluem o que separa, o que não se ouve, caminha por um tempo que nos expõe às suas forças e um espaço que materializa os encontros de um lugar eventual. E houve uma escola no meio de tudo isso.

Biografia do Autor

Cleber Abreu da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela UFJF, Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Geografia pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora, MG

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Silva, C. A. da. (2025). A escola se (des)encontra com o lugar, uma tese e seus devires. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(2), 95–105. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264414