La escuela (des)encuentra el lugar, una tesis y su des
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264414Palabras clave:
espacio geográfico, escuela, posible lugar, eventoResumen
Este trabajo está interesado en perseguir la siguiente pregunta: ¿Qué emerge de la escuela cuando la frontera que la separa de la vida se rompe por acontecimientos históricos y eventualidades geográficas? La inspiración proviene de distintos autores que proponen flujos de pensamientos en composición con Diferencia, destacando la idea de la eventualidad como facilitadora de aperturas. El argumento de la investigación es que el espacio geográfico, cuando se apoya en las posibilidades que despiertan los acontecimientos ocasionales, para escapar de los intentos de purificación pedagógica, hace viables composiciones que, en agencia, abren los muros de la escuela a historias y geografías no universales. La obra, en un intento de seguir las pistas que ofrecen una apertura a la ignorancia, navega entre incertidumbres que diluyen lo que separa, lo que no se escucha, camina por un tiempo que nos expone a sus fortalezas y un espacio que materializa los encuentros de un eventual lugar. Y en medio de todo había una escuela.
Citas
DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
HAESBAERT, R. Do corpo-território ao território-corpo(da terra): contribuições decoloniais. Revista GEOgraphia: Niterói, Universidade Federal Fluminense, vol: 22, n. 48, 2020.
LARROSA, J. Pedagogia profana: Danças, piruetas e mascaradas. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2019.
LARROSA, J. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 27-44, jan./jun., 2004.
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
OLIVEIRA, JR. W. Geografias menores: potências de expressão entre imagens, pesquisa e educação. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 17, p. 27-43, jan/jun., 2019.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2019.
RANNIERY, T. Corpos feitos de plástico, pó e glitter: currículos para dicções heterogêneas e visibilidades improváveis. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2016.
ROLNIK, S. Cartografia sentimental: Transformações Contemporâneas do Desejo. 2. ed. Porto Alegre, RS. Editora da UFRGS, 2016.
SOJA, E. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cleber Abreu Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.