Oficinas pedagógicas e aprendizagem significativa no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253710Keywords:
Aprendizagem significativa, Ensino de Geografia, Ludicidade.Abstract
O artigo discute as contribuições de oficinas pedagógicas para a aprendizagem significativa no ensino de Geografia. O texto resulta de uma pesquisa de graduação realizada no curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina, com crianças que estudaram nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa contou com a participação de alunos e professores de três escolas públicas municipais de uma cidade do interior da Bahia. A base metodológica foi de abordagem qualitativa de caráter explicativo, tendo como fundamento teórico metodológico para a apreensão do conhecimento, o construtivismo, utilizando como procedimento a pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas com quatro professoras das três escolas pesquisadas, e com os trinta estudantes de 5º ano destas instituições que participaram das oficinas. Os dados obtidos na pesquisa revelam a eficácia da utilização das oficinas pedagógicas na apreensão dos conteúdos de Geografia, por apresentarem novas possibilidades de ensino e aprendizagem, unindo a teoria com a prática de maneira lúdica e vivenciada, ao mesmo tempo que potencializa o ensino, neste caso de Geografia.
References
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. (2000). Kluwer Academic Publishers. (2003).
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
BRUNER, J. O Processo da educação Geral. 2ª ed. São Paulo: Nacional, 1991.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes. Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br acessado dia 03 de abril de 2016.
DIAS, Angélica M de L.; ALBUQUERUQE, M. A. M. Linguagens lúdicas na Geografia Escolar moderna: entre práticas escolanovistas e anarquistas. In. PORTUGAL, J. F; OLIVEIRA, S. S. de.; RIBEIRO, S. L. Formação e docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 221 – 239.
FERREIRA, Carlos Lima. A geografia no ensino fundamental I: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo /. Jacobina- BA, 2016. – 159 f. (Dissertação de Mestrado).
MOREIRA, M.A ¿Al final qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, La Laguna, 25: 29-56. (2012). Disponível em http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf acessado dia 15 de outubro de 2016.
MOTA, Maria Sebastiana Gomes; PEREIRA, Francisca Elisa de Lima;. Desenvolvimento e aprendizagem processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivíduo. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_desenvolvimento.pdf acessado dia 20 de janeiro de 2017.
PELIZZARI, Adriana; KRIEGL, Maria de Lurdes; et. al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. Campinas, SP: [s.n.], 2001.
STRAFORINI, Rafael. Permanências e mudanças no currículo de Geografia dos anos iniciais ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 11, p. 160-184, jan./jun. 2016.
VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. Ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution NonCommercial International 4.0 (CC BY-NC) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.