Geografia escolar e diversidade cultural: reflexões étnico-raciais em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250919Keywords:
Ensino de Geografia, Sustentabilidade, Raça, Etnia.Abstract
Tendo em vista a importância crescente de uma prática pedagógica escolar pautada na diversidade cultural, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância dos temas étnico-raciais no Ensino Fundamental - Anos Finais sob a perspectiva geográfica. A discussão está pautada a partir do planejamento de uma intervenção pedagógica vinculada ao programa Residência Pedagógica de Geografia e realizada junto aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, o presente trabalho teve como objetivos específicos contextualizar a Lei nº 11.645, de março de 2008, no ensino de Geografia, além de apresentar as questões socioambientais tangentes ao povo Krenak, um dos povos indígenas brasileiros que se distribuem em estados da região Sudeste do Brasil. Como resultados foram observados que os estudantes construíram a reflexão acerca da temática étnico-racial e socioambiental a partir do pensamento geográfico suscitado com a aula. Foi notado também que discutir e planejar as atividades possibilitou aos residentes um importante exercício da profissão, na medida em que permitiu reflexões pertinentes ao ensino de Geografia frente a problemáticas referentes ao multiculturalismo e que precisam ser destacadas na escola.
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