Teaching geography and literature: possible perspectives

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251015

Keywords:

Geography, Teaching, Literature

Abstract

Literature finds a promising space for teaching geography. The multiple approaches reveal different perspectives when thinking about the relationship between literary knowledge and geographic knowledge. We aim, in this way, to present the contributions of literature for the teaching of geography in Basic Education. Therefore, we carried out a literature review on the subject, condensing the predominant teaching methodologies and the literary genres pointed out in the mapped studies. The research takes a different approach, using different literary genres to work on geography in the classroom, through methodologies that aim to contextualize geographic contents through literary works. The results obtained allowed us to know different approaches taken about the teaching of geography with literature, through methodologies that make it possible to carry out an interdisciplinary work in the classroom. In addition,they ensure the possibility of bringing varied textual genres, which can be chosen based on the preferences of the audience with which you will work. Thus, the paths offered by literature are countless, and we should not hesitate to follow them

Author Biographies

Francisca Linara da Silva Chaves, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduada em geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Campus Pau dos Ferros. Atualmente cursando Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE/UERN.

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Pesquisador do Observatório das Paisagens Patrimoniais e Artísticas da América Latina (Rede OPPALA).

References

ALMEIDA, A. D. B. de. (Re)Leituras geográficas: possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181437. Acesso em: 09 ago. 2020.

AMORIM FILHO, O. B. Literatura de explorações e aventuras: as “viagens extraordinárias” de Júlio Verne. Sociedade e Natureza, Uberlândia, n. 20, p. 107-119, dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sn/v20n2/a07v20n2.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

BRITO DE SÁ, M. S. Projeto interdisciplinar entre a geografia do Piauí e a literatura Piauiense: pela implementação da lei 5.539 de 2003. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) ─ Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9271556. Acesso em: 30 nov. 2020.

BERTAZZO, C. J.; MELO, M. P. de. Estratégia de ensino de geografia pela poética da negritude. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 137-157, jan. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/48972. Acesso em: 07 ago. 2020.

CAMARGO, A. R. de. Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Geografia, Dinâmica e Espaço Ambiental) ─ Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_f2c96860aaef4fbf5dbbd972044539f4. Acesso em: 08 ago. 2020.

CARNEIRO, R. N. Aprendizagem de princípios geoéticos universais, competência comunicativa e

estágios de desenvolvimento moral. Revista brasileira de educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 20, p. 498-519, jul./dez., 2020. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/792. Acesso em: 30 dez. 2020.

FONSÊCA, A. V. de L.; FONSÊCA, K. S. B. Contribuições da literatura de cordel para o ensino de cartografia. Geografia, Londrina, v. 17, n. 2, p. 123-132, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2357. Acesso em: 06 ago. 2020.

FERREIRA, C. de C. M. Ensino de geografia: uma proposta metodológica para o uso da literatura infanto-juvenil na sala de aula, por professores de geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 9-19, 1999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/39724. Acesso em: 01 ago. 2020.

MEDEIROS, A. H. D. de; HOLANDA, V. C. C. de. Geografia e literatura de cordel: trilhando práticas e possibilidades em sala de aula. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 28, p. 134-145, dez. 2008. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15911. Acesso em: 05 ago. 2020.

MARTINS, R. E. M. W. O uso da literatura infantil no ensino de geografia nos anos iniciais. Revista Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, p. 64-79, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/11909. Acesso em: 12 ago. 2020.

MORAGAS, R. A. B. O (re) significar o lugar no ensino de geografia em Goiás por meio da poesia de Cora Coralina. 2017. 148 f. Tese (Doutorado) ─ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02022018-123722/pt-br.php. Acesso em: 04 ago. 2020.

MENEZES, W. A.; CHIAPETTI, R. J. N. O ensino de geografia na contemporaneidade: o uso da literatura de cordel. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 235-257, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/267. Acesso em: 03 ago. 2020.

SANTANA, A. T. de; TRISTÃO, T. E. de A. A leitura da obra de José J. Veiga e a construção de saberes geográficos no ensino fundamental. Entre-Lugar, Dourados, v. 8, n. 15, p. 51-64, 2017. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/download/7299/4495. Acesso em: 11 ago. 2020.

SILVA, I. A.; BARBOSA, T. O ensino de geografia e a literatura: uma contribuição estética. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 49, p. 80-89, mar. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23358. Acesso em: 02 ago. 2020.

SILVA, J. J. de A. A utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de geografia. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) ─ Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5809?locale=pt_BR. Acesso em: 03 ago. 2020.

SANTOS, E. M. V. F. O ensino de geografia mediado por folhetos de cordel: identidade e memória cultural. 2018. 379 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Formação de Professores) ─ Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3273. Acesso em: 13 ago. 2020.

SANTOS, L. P. dos. Uma viagem geográfica pela literatura: uma experiência com um clube do livro na geografia escolar. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 14, n. 1, p. 98-110, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/31135. Acesso em: 11 ago. 2020.

SILVA, P. A. S.; GOMES, R. de J. Literatura de cordel: desvendando o lugar na geografia escolar. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 3, n. 1, p. 108-121, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/download/241495/34848. Acesso em: 07 ago. 2020.

SILVA, P. H. M. da; FONSECA, R. L. O Ensino do Conceito Geográfico de Paisagem por meio da Literatura de Cordel a partir de uma Oficina Pedagógica. Geografia, Londrina, v. 27, n. 1, p. 161-173, abr. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/29053. Acesso em: 02 ago. 2020.

TOSO, C. E. I.; MORAES, M. M. de; CALLAI, H. C. Ensinar geografia com literatura. In: CONGRESSO GEOALICANTE, 7, 2015, Alicante. La investigación e innovación en la enseñanza de la geografia. San Vicente del Raspeig: Universidade de Alicante, 2016. p. 749-758. Disponível em: http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/54154. Acesso em: 06 ago. 2020.

THEVES, D. W. Caminhos e passagens que podem ser abertos pelos livros: diálogos entre a geografia e a literatura no ensino fundamental. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 52-74, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2749/2197. Acesso em: 05 ago. 2020.

VELASCO, P. “Terra seca, homem seco”: as relações entre a literatura e o ensino da Geografia. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) ─ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12305. Acesso em: 09 ago. 2020.

Published

2022-04-11

How to Cite

Chaves, F. L. da S., & Carneiro, R. N. (2022). Teaching geography and literature: possible perspectives. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 35–56. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251015