EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: UMA MIRADA DESDE DA LUTA DE CLASSES

Autores/as

  • Alexandre Peixoto Faria Nogueira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240418

Resumen

A educação, em sua institucionalização, representa um instrumento de manutenção das relações sociais hegemônicas, onde o papel do Estado, a partir de sua relação com o grande capital, implementam políticas para que a escola atenda aos interesses dos seus pares, ou seja, a educação/escola é um instrumento de reprodução das relações capitalistas de produção. No entanto, a escola também pode ser considerada como um espaço contra-hegemônico, um espaço de possibilidades para os sujeitos que lutam e constroem seus territórios para além das relações hegemônicas. O território passa a ser um elemento fundante para compreender não só o papel da escola no desenho societário, como também, visibilizar as estratégias da reprodução metabólica e de subordinação do capital, onde o conflito territorial subsidia a compreensão da dinâmica da luta de classes. No presente texto buscaremos compreender a relação entre escola, território e a (re)produção das relações sociais.

Publicado

2018-01-23

Cómo citar

Nogueira, A. P. F. (2018). EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: UMA MIRADA DESDE DA LUTA DE CLASSES. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(1), 132–143. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240418