A importância das práticas e recursos didático-pedagógicos para o ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240719Palabras clave:
Ensino de Geografia, Formação de professoresResumen
Na atualidade, contrapondo o que é especificado na legislação educacional do Brasil, o foco do ensino de maneira geral permanece apenas visando à formação para o mercado de trabalho, deixando de lado a formação integral prevista pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se de um ensino com características tecnicistas e descontextualizado no tocante às diferentes realidades dos discentes no contexto nacional. Nota-se que neste formato de ensino, prevalecem métodos e recursos antiquados que distanciam os estudantes do ambiente escolar, pois as aulas se configuram a partir de uma perspectiva em que apenas o professor detém o conhecimento. Pode-se observar, a partir destes fatos, que há uma dissociação do ensino escolar geográfico em relação à realidade, da mesma forma que a sua aplicabilidade tem dificultado sobremaneira o processo ensino-aprendizagem, já que os professores, bem como os futuros professores, têm dificuldades em romper com as práticas tradicionais de aula e de desenvolver práticas pedagógicas mais ligadas ao contexto atual. Isto posto, é notório que o uso de linguagens como filmes, jogos, obras literárias, aulas de campo (visitas técnicas), charges, tirinhas, músicas, entre outros recursos que detêm uma potencialidade educacional, tanto quanto ou maior que o livro didático. Nessa perspectiva, tem-se aqui a pretensão de mostrar as possibilidades de práticas e metodologias promissoras ao ensino de geografia que podem ser consideradas como facilitadoras no processo ensino-aprendizagem.
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