A avaliação escolar e o aprendizado geográfico: uma reflexão necessária
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.243681Palabras clave:
Avaliação escolar, Ensino-aprendizagem, Geografia.Resumen
A avaliação escolar é uma etapa fundamental dentro do processo de ensino, pois através dela se aprecia e examina o aprendizado dos alunos. Por isso, neste artigo buscou-se discutir a avaliação escolar, refletindo a posição teórica de alguns pesquisadores sobre o assunto, para contribuir com a temática, possibilitando avanços na educação, e, sobretudo no Ensino de Geografia. Na Geografia a realidade e a prática devem ser valorizadas no contexto avaliativo, associado com os conceitos e fenômenos tratados por esta ciência. Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se a abordagem bibliográfica, partindo da análise de leituras, interpretação e confronto de ideias de autores reconhecidos nesta área do conhecimento. Assim, com o presente estudo foi possível reconhecer que a avaliação escolar precisa mediar, ser crítica, planejada e dialogada, se concretizando, ao longo do processo de ensino, na sua totalidade, para favorecer o aprendizado.Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998. 158 p.
CASTROGIOVANNI, A.C. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2007.
DEMO, P. Mitologias da avaliação: de como ignorar em vez de enfrentar problemas. Campinas-SP: Autores Associados, 1999.
DUARTE, C. E. L. Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola. Holos, ano 31, v. 8, p. 53-67, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 3ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em avaliação educacional. São Paulo, n. 27, p. 97-114, jan./jun. 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola á universidade. 14. ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 1ed. 2010.
KAERCHER, N. A. A geografia é o nosso dia-a-dia. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre, N° 21, p.7-192, Ago. 1996.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez/Coleção Magistério 2° Grau Série Formando Professor, 1994.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério. 2º grau. Série formação de professor).
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem Escolar. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
LUZ NETO, D. R. S. Fundamentos teóricos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na educação básica. Revista Ensino de Geografia, Recife, v.2, n.2, p.1-17, maio/ago, 2019.
MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MANFIO, V.; SEVERO, M. D.; MEIER, M. A. Geografia e avaliação escolar: uma tarefa complexa no processo de ensino-aprendizagem. Geographia Opportuno Tempore, v. 1, n. 2, 2014.
MONTEIRO, F. D. O processo de avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como instrumento de análise e de acompanhamento, intervenção e reorientação da ação pedagógica e dos avanços da aprendizagem dos alunos. In: Apostila Concurso Magistério. Santa Cruz do Sul-RS: Instituto Padre Reus, 2013.
MOREIRA, R. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia
do espaço geográfico. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
OLIVEIRA, A. U. de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. de; et al (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia?. 8. ed. São
Paulo: Contexto, 2003.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência a regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artemed, 1999.
RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, RJ: Vozes,
RABELO, K. S. de P. A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em geografia. Ateliê Geográfico. Goiânia-GO, v.4, n.4, p. 222-249, dez. 2010.
ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
RUA, J. [et.al.]. Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: Access, 2005.
SANTOS, M. I. M.; LUZ, M. de N. F. M.; MACIEL, S. A. A avaliação no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia na unidade escolar Osair Valente em Canto do Buriti, Piauí. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, SC, v. 3, n. 4, maio 2016.
SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SILVA, V. O. da. Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA. 2011. 135f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
SILVA, L. A. P. Currículo, avaliação e a geografia escolar. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território, v.5, n.2 (2014), p. 25-41.
SOUZA, C. L.; MUTERLLE, J. C. Ensino de geografia e avaliação: uma questão de critérios. In: CONGRESOS NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2011.
SOARES, L. M. de S. Teatralizando o ensino de geografia. Revista Brasileira de Educação Geográfica, Campinas, v. 3, n. 5, p. 57-81, jan./jun., 2013.
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem-práticas de mudanças: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2009.
ZABALA, A. A prática educativa – como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZAMBONE, G. O processo de avaliação nas aulas de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 2, n. 4, p. 129-149, jul./dez., 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vanessa Manfio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.