Experimentos en la enseñanza de geografía en el curso de cocina técnico-integrado
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244972Palabras clave:
Formación técnico-profesional, Enseñanza de Geografía, Mundo del Trabajo, Técnico de CocinaResumen
El texto tiene como objetivo analizar las posibilidades de formación técnico-integrada en el curso de Cocina, basado en experiencias desarrolladas en Geografía durante 2019 en clases de primer y segundo año de bachillerato en el campus Riacho Fundo del Instituto Federal de Brasilia (IFB). Las experiencias presentadas buscan favorecer la comprensión macro del mundo del trabajo a partir de la actividad de investigación, producción de materiales, registros personales y socialización de resultados. Al articular el conocimiento geográfico a la dinámica del mundo del trabajo, hubo una mayor participación de las clases, así como una correlación entre el aprendizaje y los aspectos de la vida cotidiana de los estudiantes
Citas
Assis, S. M.; Medeiros Neta, O. M. Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do curso técnico integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó. In: Revista História Hoje. v. 5, n. 10. Anpuh, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/274 Acesso: 23.nov.2019.
Callai, H. C. A formação do profissional da Geografia – o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
Carlos, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.
Cavalcanti, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Ciavatta, M.; Ramos, M. Ensino médio e educação profissional no Brasil – dualidade e fragmentação. In: Revista retratos da escola. v. 5, n. 8. Brasília, 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42 Acesso: 08.jan.2020
Dória, C. A. A formação da culinária brasileira. São Paulo: Publifolha, 2009.
Fornaro, A. A Geografia no ensino médio integrado: desafios e perspectivas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. In: Anais do 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia. Campinas: Unicamp;IG, 2016.
Girotto, E.D. Dos PCNs A BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. In: GeoUERJ. n. 30. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/23781 Acesso: 15.jan.2019.
Hohn, M. O.; Simões, W. O ensino de Geografia em cursos técnicos de nível médio integrado: entre a formação intelectual e a formação para o mundo do trabalho. In: Geografia, Ensino e Pesquisa. v. 22, n. 7. Santa Maria, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/26064 Acesso: 15.jan.2019.
IFB. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Projeto de Plano de Curso – curso técnico de cozinha integrado ao ensino médio. Educação profissional técnica de nível médio. Brasília: Campus Riacho Fundo, 2015.
Meneses, U. T. B.; Cardoso, H. A história da alimentação: balizas historiográficas. In: Anais do museu paulista. v. 5. São Paulo, 1997.
Disponível em: http://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5349 Acesso: 20.dez.2018.
Pimentel, G. Alta gastronomia, o nome de um trabalho. In: Revista Eixo. v. 8, n. 1. Brasília, 2019. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/706 Acesso: 20.dez.2018.
Santos, M. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.
Silva, T.F.; Rotolo, T. M.; Pimentel, G. S. “História e cultura da alimentação” no técnico em cozinha: experiências de ensino e pesquisa. In: Feijó, G. V.;Silva, T.F. (orgs.). Ensino e pesquisa em história e humanidades nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: Editora IFB, 2017.
Straforini, R. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. In: Estudos Avançados. v. 32, n. 93.São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200175 Acesso: 09.fev.20
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luan do Carmo da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.