O uso das tecnologias digitais no ensino de geografia: inventário de práticas publicadas entre 1999-2020 em periódicos da área de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246902

Palabras clave:

revisão sistemática, Ensino de Geografia, tecnologias digitais

Resumen

Este artigo objetiva inventariar a produção científica publicada em periódicos avaliados pela CAPES, entre os anos 1999 e 2020, em extratos A1, A2, B1 e B2, que abordam o uso de tecnologias digitais no ensino de Geografia. Essa busca se justifica pela inquietação de conhecer quais tecnologias digitais foram utilizadas para ensinar Geografia no Brasil e publicadas em periódicos. Com base na Análise de Conteúdo, organizou-se um processo de busca de artigos por meio de palavras e expressões consideradas representativas, no caso, a confluência das palavras tecnologias e geografia. Na continuidade, os resumos dos artigos foram lidos, culminando no inventário analisado em que foram obtidos os recursos tecnológicos utilizados nas pesquisas que tomam como objeto de estudo o ensino de Geografia. Decorrente dessa análise, evidenciou-se a preocupação de pesquisadores com o ensino de Geografia mediado pelo uso de tecnologias digitais. Contudo, há ainda poucas vivências em contextos escolares, embora tenha havido um aumento nos últimos anos, caracterizando uma tendência. Tal constatação remete à necessidade de discussões, no âmbito da formação de professores, que lhes permitam apreciar essa perspectiva de ensino.

Biografía del autor/a

Sara Pimenta Lima, Secretaria de Educação Estado do Paraná

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (1991) Especialista em Ensino de Geografia (1999) Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2009) Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela UNOPAR (2003) Titulada no Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE pela Universidade Estadual de Londrina (2014) Professora de Geografia no Estado do Paraná e Tutor Eletrônico Graduação de Pedagogia Unopar Virtual(2011- 2016) Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Univesidade Pitágoras Unopar

Doutora em Educação Matemática pelo programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN. Realizou Estágio Sanduíche - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - Processo 88881.189399/2018-01, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Maria de Lurdes Serrazina e do Professor Doutor João Pedro Mendes da Ponte. Mestre em Educação Matemática pela mesma universidade. Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras UNOPAR - Londrina-PR. Realiza investigações nas seguintes linha de pesquisa: "Formação de Professores, Currículo e História" e "Ensino de Linguagens e suas Tecnologias"; integrante do Projeto Observatório da Educação "Conceitos concernentes à Probabilidade e Estatística", coordenado pelo Professor Doutor Ruy César Pietropaolo. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2002) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina-PI e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, Coordenação Pedagógica e Projetos Educacionais.Exerceu a função de Professor Substituto na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET da UFGD-MS.

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Pitágoras Unopar; Universidade Anhanguera Uniderp

Diego Fogaça Carvalho possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Também realizou seu estágio pós-doutoral na mesma universidade que concluiu o doutorado (2017). É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera -- Uniderp. Sua produção centra-se na formação de professores e ramifica-se para os seguintes desdobramentos: avaliação da aprendizagem, análises textuais, inovações no processo de ensino e aprendizagem e Educação do Campo.

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Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Lima, S. P., Pinheiro, M. G. de C., & Carvalho, D. F. (2021). O uso das tecnologias digitais no ensino de geografia: inventário de práticas publicadas entre 1999-2020 em periódicos da área de ensino. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 291–312. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246902