v. 4 n. 2 (2021): Revista Ensino de Geografia (Recife)

					Visualizar v. 4 n. 2 (2021): Revista Ensino de Geografia (Recife)
Publicado: 2021-07-26

Artigo Científico

  • A geografia e seu processo de ensino na educação básica: reflexões necessárias

    Ricardo Santos de Almeida, Maria Aparecida Vieira de Melo
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246303
  • Espaço escolar e transformações na paisagem: uma experiência desenvolvida no formato remoto em uma escola pública de São Bento/PB

    Elaine Cristina de Medeiros Pereira, Tânia Cristina Meira Garcia
    14-35
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248221
  • Inovar no ensino de Geografia: relato de experiência no modelo remoto em uma escola da zona rural de Santana do Matos/RN

    Geovar Miguel dos Santos, Julliana Araújo da Silva, Bárbara de Medeiros Dantas, Tânia Cristina Meira Garcia
    36-54
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248245
  • Monitoria acadêmica em Pedologia: uma análise da contribuição do monitor no processo de ensino e aprendizagem

    Anderson Felipe Leite dos Santos, Maria Marta dos Santos Buriti, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo
    55-79
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248248
  • Infográficos: estratégias para o desenvolvimento das competências educacionais no ensino da geografia

    José Gustavo da Silva Melo, Lucas Gabriel da Silva, Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana
    80-105
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248841
  • A geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes

    Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, Micarla Silva de Azevedo, Izamara Maeli de Sousa
    106-121
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248873
  • O ensino de geografia no curso de Pedagogia: as possibilidades, os limites e os desafios no processo da formação docente

    Israel David de Oliveira Frois
    122-147
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249079
  • Análise qualitativa das pesquisas sobre práticas de ensino de Geografia na Pós-graduação entre 2013 e 2018

    João Antonio Blois Aita, Victor Hugo Nedel Oliveira
    148-166
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249232
  • Meio ambiente e formação curricular: um estudo sobre a ambientalização curricular

    Giuliano Mikael Tonelo Pincerato, Alba Regina Azevedo Arana, Suzana Chiari Bertoli
    167-189
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249537
  • O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no contexto da geografia escolar: reflexões sobre a implantação da Lei 11.645/2008 na rede pública estadual de Pernambuco

    Wedmo Teixeira Rosa
    190-212
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249713
  • Geossítio Colina do Horto: possibilidades à educação geográfica

    Sinara Gomes de Sousa, Antônia Janaína Gomes Lopes
    213-227
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249928
  • Geografia e educação socioambiental: práticas e experiências com alunos do Ensino Básico em Catalão (GO)

    Leonoura Katarina Santos, Robério Francisco de Macêdo, Cláudio José Bertazzo
    228-249
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250154
  • A representação por mapas mentais para trabalhar a violência nas aulas de Geografia

    Henrique Sabino da Silva Pereira, Josandra Araújo Barreto de Melo
    250-275
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250301
  • O ensino híbrido no contexto da pandemia: dilemas e perspectivas no ensino e nas aulas de Geografia

    Nayara Barreto da Costa, José Marcelo Lopes Júnior, Fernando Barros da Silva, Laura das Chagas Melo
    276-290
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250539
  • O uso das tecnologias digitais no ensino de geografia: inventário de práticas publicadas entre 1999-2020 em periódicos da área de ensino

    Sara Pimenta Lima, Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Diego Fogaça Carvalho
    291-312
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246902