A geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248873Palavras-chave:
Geografia escolar, professores, Educação Infantil, Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta como investigação a necessidade de pensar sobre a compreensão de professores (as) diante dos conhecimentos da Geografia no lócus escolar e tem por objetivo investigar como os conhecimentos geográficos se inserem nas práticas docentes. Para tanto, tornou-se indispensável um levantamento bibliográfico acerca da Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que traz enquanto subsídio teórico uma análise para além do aspecto descritivo, inserindo dessa forma, um parâmetro que envolve a análise crítica, política e social do local para o global e também da constituição do próprio indivíduo enquanto cidadão. Na metodologia, utilizou-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, que se desmembrou no instrumento e técnica de pesquisa da entrevista semiestruturada com a utilização de perguntas abertas e de foco determinado, cuja dimensão englobou professores (as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sendo consideradas duas instituições escolares diferentes. Os resultados desta pesquisa foram apresentados apoiados nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e constatou-se que os professores (as) demonstraram utilizar de alguns conhecimentos geográficos. Todavia, também se apresentaram fragilidades conceituais no que concebe a compreensão dos objetos de conhecimento na sua integralidade. Visto isso, o presente estudo se apresenta enquanto possibilidade para que docentes, pesquisadores e demais interessados na área cogitem acerca de algumas nuances que compreendem a Geografia no contexto escolar.
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