A geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248873

Palavras-chave:

Geografia escolar, professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta como investigação a necessidade de pensar sobre a compreensão de professores (as) diante dos conhecimentos da Geografia no lócus escolar e tem por objetivo investigar como os conhecimentos geográficos se inserem nas práticas docentes. Para tanto, tornou-se indispensável um levantamento bibliográfico acerca da Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que traz enquanto subsídio teórico uma análise para além do aspecto descritivo, inserindo dessa forma, um parâmetro que envolve a análise crítica, política e social do local para o global e também da constituição do próprio indivíduo enquanto cidadão. Na metodologia, utilizou-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, que se desmembrou no instrumento e técnica de pesquisa da entrevista semiestruturada com a utilização de perguntas abertas e de foco determinado, cuja dimensão englobou professores (as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sendo consideradas duas instituições escolares diferentes. Os resultados desta pesquisa foram apresentados apoiados nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e constatou-se que os professores (as) demonstraram utilizar de alguns conhecimentos geográficos. Todavia, também se apresentaram fragilidades conceituais no que concebe a compreensão dos objetos de conhecimento na sua integralidade. Visto isso, o presente estudo se apresenta enquanto possibilidade para que docentes, pesquisadores e demais interessados na área cogitem acerca de algumas nuances que compreendem a Geografia no contexto escolar.

Biografia do Autor

Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor colaborador do DEDUC/CERES Caicó. Tem experiência na área de Geografia, Ensino e Educação a Distância, com ênfase Educação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino geografia, práticas e metodologias no ensino de Geografia, estágio supervisionado, formação de professores de geografia, tutoria.

Micarla Silva de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Izamara Maeli de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Pedagogiaa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Santos Sobrinho, D. M. dos, Azevedo, M. S. de, & Sousa, I. M. de. (2021). A geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 106–121. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248873