A geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248873Mots-clés :
Geografia escolar, professores, Educação Infantil, Ensino FundamentalRésumé
Este artigo apresenta como investigação a necessidade de pensar sobre a compreensão de professores (as) diante dos conhecimentos da Geografia no lócus escolar e tem por objetivo investigar como os conhecimentos geográficos se inserem nas práticas docentes. Para tanto, tornou-se indispensável um levantamento bibliográfico acerca da Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que traz enquanto subsídio teórico uma análise para além do aspecto descritivo, inserindo dessa forma, um parâmetro que envolve a análise crítica, política e social do local para o global e também da constituição do próprio indivíduo enquanto cidadão. Na metodologia, utilizou-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, que se desmembrou no instrumento e técnica de pesquisa da entrevista semiestruturada com a utilização de perguntas abertas e de foco determinado, cuja dimensão englobou professores (as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sendo consideradas duas instituições escolares diferentes. Os resultados desta pesquisa foram apresentados apoiados nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e constatou-se que os professores (as) demonstraram utilizar de alguns conhecimentos geográficos. Todavia, também se apresentaram fragilidades conceituais no que concebe a compreensão dos objetos de conhecimento na sua integralidade. Visto isso, o presente estudo se apresenta enquanto possibilidade para que docentes, pesquisadores e demais interessados na área cogitem acerca de algumas nuances que compreendem a Geografia no contexto escolar.
Références
BITTENCOURT, C. M. História nas atuais propostas curriculares. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, p. 99-132, 2004.
BRASIL, MEC. BNCC–Base Nacional Curricular Comum. Brasília: SEE, 2017.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394. htm>. Acesso em:09 nov.2019.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol.3. Brasília: MECSEF, 1998.
CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento–Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, p. 1-13, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, 2002.
GIL, A. C. et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIOMETTI, A. B. dos R.; PITTON, S. E. C.; ORTIGOZA, S. A. G. Leitura do espaço geográfico através das categorias: lugar, paisagem e território. Franca: Unesp, 2012.
MARTINS, R. E. M. W. A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI. In: TONINI, I. M. et al (Org.) O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 61-75.
MINAYO, M. C. de S. et al. GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 20ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
PIZZATO, M. D. A Geografia no contexto das reformas educacionais brasileiras. Geosul, v. 16, n. 32, p. 96-137, 2001.
REGO, N.; COSTELLA, R. Z. Educação geográfica e ensino de geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos. Revista Signos Geográficos, v. 1, p. 15-15, 2019.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, v. 1, 2006.
STRAFORINI, R. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 175-195, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, Micarla Silva de Azevedo, Izamara Maeli de Sousa 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.