Infográficos: estratégias para o desenvolvimento das competências educacionais no ensino da geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248841Palavras-chave:
educação básica, linguagens não-verbais, ensino-aprendizagem, sociedade da informaçãoResumo
Os Infográficos são gêneros multimodais compostos, em que se fundem texto verbal e imagem. A disciplina de Geografia compõe o inventário das “Matérias” curriculares da Educação Básica, tendo por desígnio contribuir para a constituição do cidadão participativo, promovendo nesse, o conhecimento e a organização do espaço local, nacional e mundial, assim como as inter-relações desse com o meio que o cerca. Logo, amparado nestas considerações, essa proposta de pesquisa sugere discutir, as potencialidades do uso de diversas linguagens, no processo de aprendizagem dos aprendizes, por meio da construção de infográficos no âmbito do ensino de Geografia utilizando plataformas digitais. A pesquisa teve como campo, turmas do 2º ano do Ensino Médio, em uma cidade do interior do Ceará. O estudo se justifica pela necessidade de pensar um ensino da Geografia que esteja alinhado às novas demandas da sociedade contemporânea em relação à comunicação ao fazer uso de vários tipos de linguagens. A pesquisa enfoca um viés metodológico do tipo qualitativa. O estudo utilizou o método dedutivo, apresenta-se neste estudo o desenvolvimento de uma proposta metodológica experienciada com aprendizes do Ensino Médio na disciplina de Geografia voltada a produção de infográficos através da Plataforma Digital Canva. Os resultados apontam que o uso e produção dos infográficos combinado com um processo de educar pela pesquisa é um recurso de muitas potencialidades no processo de aprendizagem dos aprendizes por agregar variação nas diversas linguagens e simbologias, como também por possibilitar vários estilos de aprendizagem.
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