Infográficos: estratégias para o desenvolvimento das competências educacionais no ensino da geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248841

Parole chiave:

educação básica, linguagens não-verbais, ensino-aprendizagem, sociedade da informação

Abstract

Os Infográficos são gêneros multimodais compostos, em que se fundem texto verbal e imagem. A disciplina de Geografia compõe o inventário das “Matérias” curriculares da Educação Básica, tendo por desígnio contribuir para a constituição do cidadão participativo, promovendo nesse, o conhecimento e a organização do espaço local, nacional e mundial, assim como as inter-relações desse com o meio que o cerca. Logo, amparado nestas considerações, essa proposta de pesquisa sugere discutir, as potencialidades do uso de diversas linguagens, no processo de aprendizagem dos aprendizes, por meio da construção de infográficos no âmbito do ensino de Geografia utilizando plataformas digitais. A pesquisa teve como campo, turmas do 2º ano do Ensino Médio, em uma cidade do interior do Ceará. O estudo se justifica pela necessidade de pensar um ensino da Geografia que esteja alinhado às novas demandas da sociedade contemporânea em relação à comunicação ao fazer uso de vários tipos de linguagens. A pesquisa enfoca um viés metodológico do tipo qualitativa. O estudo utilizou o método dedutivo, apresenta-se neste estudo o desenvolvimento de uma proposta metodológica experienciada com aprendizes do Ensino Médio na disciplina de Geografia voltada a produção de infográficos através da Plataforma Digital Canva. Os resultados apontam que o uso e produção dos infográficos combinado com um processo de educar pela pesquisa é um recurso de muitas potencialidades no processo de aprendizagem dos aprendizes por agregar variação nas diversas linguagens e simbologias, como também por possibilitar vários estilos de aprendizagem.

Biografie autore

José Gustavo da Silva Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Desenvolvimento Urbano, pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE).

Lucas Gabriel da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Arcos (IFMG-Arcos)

Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica, pelo programa de pós-graduação do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos (IFMG-Arcos).

Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Arcos (IFMG-Arcos)

Coordenador e Professor da Pós-graduação em Docência com Ênfase na Educação Básica, no do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos (IFMG-Arcos); Mestre Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Riferimenti bibliografici

AMARAL, R. C. G. Limites dos infográficos jornalísticos na Web: sistematização preliminar de características distintivas e produtos semelhantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32, Curitiba. 2009.

BRASIL - Ministério Da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador: Documento orientador. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2013.

BRASIL - Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BOTTENTUIT, J. B. Jr.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. Quaestio, Sorocaba, p. 163-183, nov. 2011.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: atualizações para 6° edição,

CAVALCANTI, L. de S. Os conteúdos geográficos no cotidiano da escola a meta de formação de conceitos. In: Albuquerque, M. A. M. de; Ferreira, J. A. D. S; (Org.). Formação, pesquisa e Práticas docentes: Reformas curriculares em questão. João Pessoa. 1 ed. Editora mídia. 2013.

CERIGATTO, M. P.; MEDEIROS, M. F.; SEGURADO, V. Infografia e Educação a Distância. In: SÁNCHEZ, J. (ed.). CONGRESO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, Santiago de Chile. v. 1. p. 146-149. 2010. Disponível em: <http://www.ie2010.cl/posters/IE2010-138.pdf.> Acesso em: 15 mai. 2020.

COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R. Infográficos, características, autoria e uso educacional. In: Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, v.8 nº3, dezembro de 2010.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

DUARTE, V. M. Textos multimodais e letramento. Habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de aprendizes do ensino médio. 219p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ARCO-7FVRTQ. Acesso em: 13 jun. 2021.

FURST, M. S. B. C. Infográficos: habilidade na leitura do gênero

por aprendizes de ensino médio. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas

Gerais, (Dissertação, Mestrado em Estudos Linguísticos). 2010a.

FURST, M. S. B. C. Infográfico: Características, autoria e uso educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-14, Dezembro 2010b.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

JÚNIOR, O. F. da S., et al., O lugar dos infográficos no processo de ensinar e aprender geografia no ensino médio. In: OLIVEIRA, Francisca de Fátima Araújo; GONÇALO, Edinaldo Tibúrcio; SOEIRO, Maria Isaura Plácido (Org.). Prodocência na UERN: novas perspectivas para a formação de professores e a melhoria da educação básica. Mossoró: Edições UERN, 2014. p. 243.

KANNO, M. Infografia. Guia básico para didáticos. 1a ed. Edição do Kindle. São Paulo: Boreal Edições, 2018.

LIMA, G. A. de; CATELÃO, E. de M. Infográfico: produção e possibilidades no uso educacional do ensino de Geografia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 3, n. 1, p. 01-20, jun. 2019.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MÓDOLO, C. M. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 12. Juiz de Fora. 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/R0586 -

pdf.> Acedido em: 14 mai. 2020.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por aprendizes da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso, v. 3, n. 1, p. 87-101, jun. 2011.

PEREIRA, E. J.; VIEIRA JUNIOR, N. Os Estilos de Aprendizagem no Ensino Médio a partir do Novo ILS e a Sua Influência na Disciplina de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 173-190, nov. 2013.

RICHTER, S. Teaching with infographics. Slideshare.net, 15 oct. 2013.

Disponível em: <http://www.slideshare.net/srichter/teaching-with-infographics-27211531>. Acesso em: 10 mai. 2020.

ROJO, R. (Org.) Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, p. 11-31. 2012.

ROJO, R. (Org.) Escola Conectada, os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R. (Org.). Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. São Paulo: EdUSP, 2006.

SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS NETO, J.; ALMEIDA JÚNIOR, O.; VALENTIM, M. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, DO CONHECIMENTO OU DA COMUNICAÇÃO? A questão da apropriação da informação. INFORMATION SOCIETY, THE KNOWLEDGE OR COMMUNICATION? issues of information’s appropriation. Anais do V SECIN, 2013, p. 179 – 197.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 – A pesquisa científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SMICIKLAS, M. The Power of Infographics. Using pictures to communicate and connect with your audience. Indiana: Que, 2012.

TEIXEIRA, T. A presença da infografia no jornalismo brasileiro: proposta de tipologia e classificação como gênero jornalístico a partir de um estudo de caso. Revista Fronteiras, v. 9, 2007.

TEIXEIRA, T. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010.

Pubblicato

2021-07-26

Come citare

da Silva Melo, J. G., da Silva, L. G., & Ferreira de Campos Viana, L. A. (2021). Infográficos: estratégias para o desenvolvimento das competências educacionais no ensino da geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 80–105. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248841