Geografia e educação socioambiental: práticas e experiências com alunos do Ensino Básico em Catalão (GO)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250154Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Agroecologia, Educação SocioambientalResumo
O artigo descreve intervenções e uma sequência didática de educação socioambiental com enfoque privilegiados aos princípios agroecológicos. O artigo objetiva demonstrar iniciativas de intervenções de Educação Socioambiental e Agroecológica e destacar sua relevância para a formação dos alunos da Educação Básica – Etapa do Ensino Fundamental. Na metodologia de ensino das aulas utilizou-se perspectivas lúdicas, baseadas em jogos, práticas de segregação de resíduos e, num ambiente gamificado, um Quiz Agroecológico; finalmente aplicou-se uma enquete com os alunos, induzindo a reflexão sobre a qualidade de vida das pessoas, tal como os conhecimentos internalizados sobre tais temáticas. As situações de ensino foram desenvolvidas na Escola Estadual Instituto de Educação Matilde Margon Vaz na cidade de Catalão (GO), em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Agroecologia (NEPEA); integrando a disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia II. Os resultados mostram um aprofundamento do aprendizado e a internalização dos conceitos debatidos nas unidades didáticas. Conclui-se que experiência didática com alternativas e técnicas de ensino focadas no aluno e na sua aprendizagem, levam a colheita de aumento de repertório conceitual sobre temas de Geografia de Natureza, como, para exemplo, a Educação Socioambiental e Agroecológica.
Referências
ALMEIDA, P.N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyla, 1995.
BERTAZZO, C. J. Agroecologizando no cerrado. 1. ed. CATALAO: NEPEA/Retratando o Cerrado, 2016.
BRASIL. Lei Federal nº 7.802 de 11/07/1989. Dispõe sobre os agrotóxicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7802.htm>. Acesso em: 23 de nov. 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146, 2017.
BURIGO, André. Impacto dos Agrotóxicos na alimentação, saúde e meio ambiente. 2016. Disponível em:< http://www.mobilizadores.Fontebr/wp-content/uploads/2016/08/Cartilha-Agrotoxicos-final.pdf > Acesso em: 12 de nov.2018.
CARNEIRO, F. F.; AUGUSTO, L. G. da S.; RIGOTTO, R. M.; FRIEDRICH, K.; BÚRIGO, A. C. (Fonte). Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde João Venâncio: São Paulo: Expressão Popular, 2015.
COELHO, M. C. R. S. Glifosato, Saúde e Ambiente - uma revisão. 2017. Dissertação de Mestrado- Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto, 2017. Disponível em:< http://hdl.handle.net/10216/110203> . Acesso em 19 jan. 2020.
CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB, 1999.
CAVALCANTI, L.S. de. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
FERREIRA, R. A. S.; SILVA, F. W. O. da. Aplicação da maiêutica em atividades formativas de introdução à engenharia. Educação & Tecnologia. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 35 – 41, fev. 2004.
FONSECA, V. M. da. A educação ambiental na escola pública: entrelaçando saberes, unificando conteúdos. 1ª ed. São Paulo: Biblioteca 24horas, 2009.
IEA - INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA - IEA. Defensivos Agrícolas: comercialização recorde em 2011 e expectativas de acréscimo nas vendas em 2012. São Paulo: IEA, 2012.
INCA. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Posicionamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva Acerca dos Agrotóxicos. 2015. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/posicionamento_do_inca_sobre_os_agrotoxicos_06_abr_15.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
JIMENEZ, A.; GAITE, M. de J. Enseñar Geografia: de la teoria a la práctica. Colección Espacios y Sociedades. Madri: Editorial Síntesis, S.A., 1995.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Número de agrotóxicos registrados em 2020 é o mais alto da série histórica; maioria é genérico, diz governo. O Globo. 14 de janeiro de 2021.Disponível: < https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/01/14/numero-de-agrotoxicos-registrados-em-2020-e-o-mais-alto-da-serie-historica-maioria-e-produto-generico.ghtml> Acesso em 13 de maio de 2021.
Liberação é ‘serviço essencial’. Disponível em: <https://reporterbrasil.Fontebr/2020/05/96-agrotoxicos-sao-aprovados-durante-a-pandemia-liberacao-e-servico-essencial/ >. Acesso em: 04 jan. 2021.
PIGNATI, W. A. et al. Distribuição espacial do uso de agrotóxicos no Brasil: uma ferramenta para a Vigilância em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva [online]. Rio de Janeiro, v. 22, n. 10, p. 3281-3293, out. 2017.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonoura Katarina Santos, Robério Francisco de Macêdo, Cláudio José Bertazzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.