Geografia e educação socioambiental: práticas e experiências com alunos do Ensino Básico em Catalão (GO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250154

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Agroecologia, Educação Socioambiental

Resumo

O artigo descreve intervenções e uma sequência didática de educação socioambiental com enfoque privilegiados aos princípios agroecológicos. O artigo objetiva demonstrar iniciativas de intervenções de Educação Socioambiental e Agroecológica e destacar sua relevância para a formação dos alunos da Educação Básica – Etapa do Ensino Fundamental. Na metodologia de ensino das aulas utilizou-se perspectivas lúdicas, baseadas em jogos, práticas de segregação de resíduos e, num ambiente gamificado, um Quiz Agroecológico; finalmente aplicou-se uma enquete com os alunos, induzindo a reflexão sobre a qualidade de vida das pessoas, tal como os conhecimentos internalizados sobre tais temáticas. As situações de ensino foram desenvolvidas na Escola Estadual Instituto de Educação Matilde Margon Vaz na cidade de Catalão (GO), em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Agroecologia (NEPEA); integrando a disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia II. Os resultados mostram um aprofundamento do aprendizado e a internalização dos conceitos debatidos nas unidades didáticas. Conclui-se que experiência didática com alternativas e técnicas de ensino focadas no aluno e na sua aprendizagem, levam a colheita de aumento de repertório conceitual sobre temas de Geografia de Natureza, como, para exemplo, a Educação Socioambiental e Agroecológica.

Biografia do Autor

Leonoura Katarina Santos, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Licenciatura plena em Geografia. Bacharelanda em Geografia. Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Regional Catalão/UFG.

Robério Francisco de Macêdo, Universidade Federal de Catalão

Graduando em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Catalão (UFCat).

Cláudio José Bertazzo, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003); Doutorado em Geografia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - UNESP de Presidente Prudente (2009). É professor Associado na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na formação de professores de Geografia. Protagoniza atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nos seguintes eixos temáticos: fundamentos e metodologias para o ensino da Geografia e da Agroecologia; agriculturas ecológicas, agroflorestas, sustentabilidade e territórios rurais.

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Katarina Santos, L., Macêdo, R. F. de, & Bertazzo, C. J. (2021). Geografia e educação socioambiental: práticas e experiências com alunos do Ensino Básico em Catalão (GO). Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 228–249. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250154