Atividades de monitoria em divulgacão científica – o papel do Centro de Estudos Agrários (CEA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249082

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Geografia Agrária, Questão Agrária, Realidade, Sala de aula.

Resumen

O presente trabalho é fruto do edital “Apoio de atividade de Monitoria em Divulgação Cientifica nos Museus e Centros de Ciência de Pernambuco”, em que o Centro de Estudos Agrários (CEA) foi contemplado com duas bolsas financiadas pela FACEPE/SECTI. O projeto objetiva contribuir para que o Centro de Estudos Agrários, por meio das atividades de monitorias, proporcione àqueles/àquelas que o procuram aprendizagens significativas em assuntos relativos à questão agrária/alimentar do vale São Francisco. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir das seguintes estratégias: acolhimento às diversas Instituições no espaço em que se encontra o CEA; planejamento e leitura de referências bibliográficas concernente à temática e análise dos dados mediante respostas dos questionários enviados pelos/as docentes. Como resultado, percebeu-se que o CEA tem-se consolidado como referência nos assuntos relativos à Geografia Agrária já que permite aos docentes e discentes a dimensão técnica e social. Conclui-se, portanto, que é relevante estudar a realidade cotidiana em que Juazeiro/Petrolina estão inseridas, já que o docente não pode ficar apenas na dimensão técnica, mas deve adquirir em sua formação, uma consciência da práxis.

Biografía del autor/a

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco (UPE)

Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada II-F da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária. Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago da Compostela - Espanha. É editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade.

Maria Genária de Amorim Teles, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE/Petrolina. Faz parte do GPVASF - Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco. Participante do CEA - Centro de estudos Agrários, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão "Plantando Sementes" no qual aborda uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão, sobre a questão agrária / alimentar do Vale do São Francisco e do Grupo de Estudo: A política e a Questão Agrária, que tem como áreas de estudo: Agronegócio; Trabalho; Questão alimentar e Educação. Foi voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Atualmente, é bolsista pela FACEPE no Projeto de Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Centros e Museus de Pernambuco.

Maria Karina Silva Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina. Participante do Grupo de Estudo: A Política no Brasil e a Questão Agrária. Integrante do GPVASF - Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA - Centro de estudos Agrários UPE/Petrolina, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão Plantando Sementes: uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão sobre a questão agrária / alimentar do vale do São Francisco. Bolsista FACEPE. Tem experiência em Geografia nos seguintes temas: Educação; Questão Agrária; Educação no Campo e Ensino de Geografia.

Citas

ADOLFO, Sánchez Vázquez. Filosofia da práxis. 1ª ed.-Bueonos Aires: Cansejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO: São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007.

FIGUEIREDO, Tássia Gabriele Balbi de. Ensino de Geografia, Educação Rural e Educação do Campo: Modernidade, Subalternidade e Resistência. Revista Tamoios, v. 5, n. 2, p. 16-40, 2009.

GIROTTO, Eduardo Donizeti; RECH, Roberto Carlos. Experiência e formação docente em geografia no Brasil: considerações a partir de um subprojeto PIBID. Geográfica, Educación, 2015.

LIMA, Regiane Santos; DE SOUSA, Raimunda Áurea Dias. A iniciação à docência em geografia agrária-desafios e possibilidades. Plures Humanidades, v. 19, n. 1, p. 1-21, 2018.

SANTOS, Stella Rodrigues dos; PINHO, Ana Sueli Teixeira de. Educação Fundamental no Campo: Por uma educação liberta do modelo escolar urbanocêntrico. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007.

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O ensino de Geografia Agrária na escola pública: currículo e sala de aula. São Paulo: EDUSP, 2016.

TAUCHEN, Gionara; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 369-393, 2014.

Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Dias de Sousa, R. Áurea, de Amorim Teles, M. G., & Silva Santos, M. K. (2021). Atividades de monitoria em divulgacão científica – o papel do Centro de Estudos Agrários (CEA). Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(3), 63–78. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249082