Atividades de monitoria em divulgacão científica – o papel do Centro de Estudos Agrários (CEA)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249082Palabras clave:
Ensino de Geografia, Geografia Agrária, Questão Agrária, Realidade, Sala de aula.Resumen
O presente trabalho é fruto do edital “Apoio de atividade de Monitoria em Divulgação Cientifica nos Museus e Centros de Ciência de Pernambuco”, em que o Centro de Estudos Agrários (CEA) foi contemplado com duas bolsas financiadas pela FACEPE/SECTI. O projeto objetiva contribuir para que o Centro de Estudos Agrários, por meio das atividades de monitorias, proporcione àqueles/àquelas que o procuram aprendizagens significativas em assuntos relativos à questão agrária/alimentar do vale São Francisco. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir das seguintes estratégias: acolhimento às diversas Instituições no espaço em que se encontra o CEA; planejamento e leitura de referências bibliográficas concernente à temática e análise dos dados mediante respostas dos questionários enviados pelos/as docentes. Como resultado, percebeu-se que o CEA tem-se consolidado como referência nos assuntos relativos à Geografia Agrária já que permite aos docentes e discentes a dimensão técnica e social. Conclui-se, portanto, que é relevante estudar a realidade cotidiana em que Juazeiro/Petrolina estão inseridas, já que o docente não pode ficar apenas na dimensão técnica, mas deve adquirir em sua formação, uma consciência da práxis.
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