Onde a geografia está? Nos livros e na vida! Multiletramentos e o incentivo à leitura como prática geoescolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.254414

Mots-clés :

Literatura, Tecnologias, Ferramentas, Espaço Geográfico, Ensino.

Résumé

Pensar novas estratégias e ferramentas para as práticas geoescolares é essencial. Dessa forma, os Multiletramentos e uma proposição de debates interdisciplinares com a Literatura, podem fomentar muitas inserções na Geografia. Dessa maneira, o presente trabalho busca apresentar diferentes plataformas como uma possibilidade para o estímulo e inserção dos alunos na leitura como fonte de lazer e instrumento de aprendizagem de diferentes assuntos. Juntamente da exposição de que forma algumas obras literárias são capazes de desenvolver o interesse dos alunos para o olhar geográfico, aproximando-os da disciplina e contribuindo para um raciocínio mais aguçado do funcionamento dos sistemas que cercam o funcionamento do mundo e as consequências provocadas pelos humanos no mesmo. Conclui-se que, os Multiletramentos, como ferramenta de integração entre Geografia e Literatura, potencializam compartilhamento e a criação de produções que levam a motivação dos estudantes na sistematização de novas interpretações do mundo e do espaço geográfico. Essa diversificada abordagem, pautada no incentivo à leitura de livros para fomentar a leitura de mundo, potencializa a interrelação entre essas áreas dos conhecimentos e pode promover novos olhares sobre as práticas geoescolares.

Bibliographies de l'auteur-e

Amanda Rech Brands, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Geografia Bacharelado e bolsista FIPE na UFSM

Carla Pizzuti Savian, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Geografia Bacharelado e bolsista FIPE na UFSM

Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Geografia e bolsista CAPES na UFSM

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente Adjunta do Departamento de Geociências e do PPGGeo da UFSM

Références

BARROS, G. C.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, v. IX, n. 1, 2007.

BATISTA, N. L.; BECKER, E. L. S.; CASSOL, R. Mapas híbridos e multimodais: Em busca de multiletramentos na cartografia escolar. Pesquisar: Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, v. 5, n. 7, maio 2018. p. 19 – 35.

BATISTA, N. L.; BECKER, E. L. S.; CASSOL, R. Multiletramentos e multimodalidade na cartografia escolar para o ensino de geografia: Considerações gerais. Para Onde!? v.12 n. 2, 2019. p. 1 -10.

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos: desenhando futuros sociais. Belo Horizonte: LED, 2021.

COPE, B; KALANTZIS, M. A Pedagogy of Multiliteracies: Learning By Design. London: Palgrave, 2015.

CRUZ, Sónia Catarina. O podcast no ensino básico. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9991>. Acesso em: 13 de Mai, 2022.

FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil 3. 2012. Disponível em: <https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/biblioteca/ipl_retratos_da_leitura_3ed_2012.pdf#page=85 > . Acesso em: 24 de Fev, 2022.

GAYDEEZKA, B.; KARWOSKI, A. M. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para o uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15301/9489#>. Acesso em: 25 de Fev, 2022.

GROH, O. O TikTok não é só entretenimento: Sugestão de aplicação da rede social como recurso didático na aula de Geografia. Metodologias e Aprendizado , [S. l.], v. 5, p. 199–205, 2022

IMAGEM FORTE: Veja como ficou o rosto de Whindersson Nunes após o castigo de Popó no boxe. Super Lutas. 2022. Disponível em: <https://www.superlutas.com.br/noticias/176384/imagem-forte-veja-como-ficou-o-rosto-de-whindersson-nunes-apos-o-castigo-de-popo-no-boxe/>. Acesso em: 18 de Fev, 2022.

INSTAGRAM. Acrópole do Livro (@acropole.do.livro). 2021. Perfil. Disponível em: https://www.instagram.com/acropole.do.livro/. Acesso em 18 Mai. 2022.

INSTAGRAM. Gente Literária (@genteliteraria). 2021. Perfil. Disponível em: https://www.instagram.com/genteliteraria/. Acesso em 18 Mai, 2022.

INSTAGRAM. História no Paint (@historianopaintoficial). 2022. Perfil. Disponível em: < https://www.instagram.com/historianopaintoficial/?hl=pt-br >. Acesso em: 13 de Mai, 2022.

MATTAR, João. YouTube na educação: O uso de vídeos em EaD. São Paulo, 2009. Disponíve em: <http://www.joaomattar.com/YouTube%20na%20Educa%E7%E3o%20o%20uso%20de%20v%EDdeos%20em%20EaD.pdf >. Acesso em: 18 de Fev, 2022.

OLIVEIRA, G. C. A.; FERREIRA, A. B. C.; MACHADO, C. S. Por uma Pedagogia dos Multiletramentos: Ontem, Hoje e Sempre. Itatiba/SP: Revista Horizontes, 2017.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães; ALVES, André Luiz. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: Da viralização à educação. 2019. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/42469/751375138651 > . Acesso em: 24 de Fev, 2022.

PETSCH, C.; BATISTA, N. L.; KIEFER, A. P.; SAVIAN, C. P.; DELEVATI, F.; ALTERMANN, F. A.; ARRIAL, G. S. Cartografia viral e hashtags: como um #mapa pode ganhar engajamento nas redes sociais? Estudos Geográficos (UNESP), v. 19, p. 103-122, 2021.

PLAYSTORE. Instagram download. 2022. Loja de aplicativos. Disponível em: < https://play.google.com/store/apps/details?id=com.instagram.android&hl=pt_BR&gl=US >. Aceso em: 16 de Mai, 2022.

PODCAST. Acrópole do Livro. 2022. Página Inicial. Disponível em: <https://open.spotify.com/show/5qMLUFiTPvVDVtqZHv4QoK?si=_RsjFh2tS4i4YqwAEFSGyA&nd=1>. Acesso em: 24 de Fev, 2022.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos – Parte 1. OlimpiadaLP – Cenpec, 2021a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uj4gNjksb88&t=1s. Acesso em 20 de jun. 2022.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos – Parte 2. OlimpiadaLP – Cenpec, 2021b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uj4gNjksb88&t=1s. Acesso em 20 de jun. 2022.

ROJO, R. H. R. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editoral, 2009.

SANTOS, V. C. dos; RIZZATTI, M.; PETSCH, C.; BATISTA, N. L. O que não é cringe no ensino de geografia? Sobre práticas multiletradas e interatividade no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 20 n. 1, 2022. p. 58 – 80.

SKOOB. Skoob: Quem somos?. Página inicial. Disponível em: <https://www.skoob.com.br/inicio/quem_somos >. Acesso em: 17 de Fev, 2022.

TECLE - TECNOLOGIAS LETRAMENTOS ENSINO. Pedagogia dos Multiletramentos. Disponível em: <https://www2.iel.unicamp.br/tecle/encyclopedia/pedagogia-dos-multiletramentos/ >. Acesso em: 14 de Fev, 2022.

WATTPAD. Wattpad: Olá Somos o Wattpad. 2022. Página Inicial. Disponível em: <https://www.wattpad.com/?locale=pt_PT >. Acesso em: 16 de Fev, 2022.

YOUTUBE. Beatriz Paludetto. 2022. Página Inicial. Disponível em: < https://www.youtube.com/channel/UCmkTS4tAHO_ECGnVdxOxhLw>. Acesso em: 13 de Mai, 2022.

YOUTUBE. Canal Navegando. 2022. Página Inicial. Disponível em: <https://www.youtube.com/c/oNavegando/featured>. Acesso em: 21 de Fev, 2022.

YOUTUBE. Geek Freak. 2022. Página Inicial. Disponível em: < https://www.youtube.com/c/GeekFreakTV>. Acesso em: 13 de Mai, 2022.

YOUTUBE. Gente Literária – Emili Fano. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCEmkU25NnsPQ1-nFrI31X3g. Acesso em: 18 de Mai, 2022.

YOUTUBE. Kabook TV. 2022. Página Inicial. Disponível em: < https://www.youtube.com/c/KABOOKTVoficial>. Acesso em: 13 de Mai, 2022.

YOUTUBE. Livraria Em Casa. 2022. Página Inicial. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCJFMyGShAhvXEcNQC6vXirw > . Acesso em: 21 de Fev, 2022.

Publié-e

2022-12-26

Comment citer

Brands, A. R., Savian, C. P., Spode, P. L. C., & Batista, N. L. (2022). Onde a geografia está? Nos livros e na vida! Multiletramentos e o incentivo à leitura como prática geoescolar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(3). https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.254414