Estágio supervisionado em geografia: reflexões e experiências no contexto da pandemia da covid-19
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253129Mots-clés :
estágio, ambiente virtual, educação.Résumé
O presente trabalho é fruto da análise da experiência no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia. A forma de estágio não presencial se deve ao contexto da Pandemia da Covid-19, ocorrido no período de aulas remotas nas escolas públicas da cidade de Maceió/AL. O objetivo consistiu em refletir sobre as possibilidades de realização do estágio não presencial, na etapa do Ensino Fundamental. A metodologia partiu do conceito de observação, visto como método que busca de forma coletiva vivenciar e perceber o espaço escolar, criando possibilidades de exercitar, acompanhar e participar de abordagens, metodologias, atividades e comportamentos específicos. A observação participante é o meio de aproximação e de diálogo com a escola campo de estágio, permitindo que o observador se integre no grupo a fim de conhecer e interagir com os sujeitos. Nesse sentido, o plano de estágio reuniu os aspectos que implicam diretamente no exercício profissional docente, capaz de ser percebido em ambientes virtuais de aprendizagens ou meios tecnológicos de comunicação utilizados pela escola campo de estágio. É possível afirmar que um dos problemas que tem impactado na oferta das aulas não presenciais está relacionado à acessibilidade do estudante, como reflexo direto da desigualdade social à qual os estudantes das instituições públicas têm passado, pois muitos estavam com dificuldade de acessibilidade das aulas on-line. Contudo, a participação dos estagiários por meio de atividades síncronas e assíncronas assegurou o acesso ao exercício profissional, de forma não presencial, apesar dos obstáculos enfrentados pelos estudantes, professores e estagiários.
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© Gilcileide Rodrigues da Silva, Adriana Valença de Almeida, Ana Luzia de Barros Andrade Marques 2022

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