Ensino e construção do conceito de paisagem a partir do recurso didático fotografia: uma reflexão do estágio de regência em Geografia
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240458Mots-clés :
Ensino, conceito de paisagem, fotografia.Résumé
Este artigo se constitui como produto de um conjunto de reflexões realizadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), realizado numa turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal. Na procura de compreender mais claramente como os alunos entendem a paisagem, foram realizadas atividades com fotografias, considerando-a enquanto recurso didático. O uso da fotografia possibilita ao educando caminhos alternativos para a construção do conhecimento. Durante a prática no estágio observou-se certa dificuldade nos educandos na compreensão da concepção da categoria geográfica paisagem, pois, os estudantes faziam apenas uma descrição da mesma através da fotografia e não se entendiam como sujeitos sociais que atuam nas paisagens e interferem na organização do espaço. O trabalho desenvolvido auxiliou o educando na relação com o espaço vivido, em comparação com outros espaços e na importância das relações sociais expressas no intervir da sociedade sobre o meio. Concluímos que este trabalho constituiu um valioso instrumento de pesquisa nos tornando professoras reflexivas, capazes de refletir e intervir no contexto ao qual estamos inseridos, questionando e problematizando esses contextos.Références
BERQUE, A. Paisagem-marca, Paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, R.L; ROSENDAHL, Z. (Org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
DOLLFUS, Olivier. O espaço Geográfico, 2 e.d. Rio de janeiro. Rj: Dafel.1975.121p. (coleção saber atual Difel).
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 30 e.d. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GODINHO, E. M. S. O. O Ensino da Geografia: Concepção e Realidade, 2010. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-geografia-concepcao-e-realidade/42038/. Acesso em: 15/05/2014.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política de espacialidade. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2008.312p.
MUSSOI, Arno bento. A fotografia como recurso didático no ensino de Geografia. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/785-2.pdf. Acesso em: 09/08/2012.
MYANAKY, Jacqueline. A paisagem no ensino de geografia: uma estratégia didática a partir da arte. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. e.d. São Paulo: Cortez, 2009.
RAZABONI, Jacira. Análise e interpretação da paisagem na dinâmica urbana Maringá – PR. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2127-8.pdf. Acesso em: 09/08/2012.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. Nobel, São Paulo, 1985.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. 4º ed. São Paulo, 1996.
SANTOS, R. C. E.; CHIAPETTI, R. J. N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de geografia: uma interfacie teoria e pratica. Geografia Ensino & Perspectiva. v. 15, n. 3, set/dez. 2011.
WETTSTEIN, Germán. O que se deveria ensinar hoje em Geografia. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Org.). Para onde vai o ensino de geografia?. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sarah Moura Batista dos Santos, Leila Thomaz Melo, Marize Damiana Moura Batista e Batista 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.