Educar para os direitos humanos: perspectivas e abordagens a partir da educação 5.0

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253582

Schlagworte:

Educação 5.0, Direitos Humanos, Ensino de Geografia.

Abstract

A Educação 5.0 se caracteriza como uma nova proposta educacional disposta a unir as diversas aplicações que as tecnologias oferecem ao ensino, a formação para o mercado de trabalho aliados ao bem-estar dos indivíduos e a construção de uma consciência socioambiental individual, coletiva e integradora. Pensar em um avanço educacional é também pensar um processo que engloba o direito universal à educação de qualidade, pautada na cidadania e autonomia dos estudantes perante os avanços tecnológicos e seus reflexos no tempo e espaço. O presente trabalho constrói relações entre os encaminhamentos presentes na BNCC, a formação de professores e as suas decorrências, vide a complexidade de um sistema educacional fundado sob a égide do sistema capitalista. Encaramos o desafio de desenvolver reflexões sobre repensar o ensino de geografia, tal que seja capaz de se conectar com as múltiplas vivências dos sujeitos escolares - muitas dessas negligenciadas por séculos, consolidando formas de educar mais acessíveis e menos reprodutoras de desigualdades. Desta maneira, a reflexão acerca dos paradigmas que a sociedade enfrenta em tempos de uma modernidade líquida, em que o poder, o direito e a verdade ditam o rumo da educação idealizada nos documentos oficiais, revelam a real face de como o educar para os direitos humanos é uma realidade que necessita de planejamento tanto quanto de engajamento de todas as instâncias que tangem à sua realização.

Autor/innen-Biografien

Matheus Rivail Pereira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Dhayanna Chrystian Silva de França, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Bruno Vieira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tâmara Carla Gonçalves Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-08-19

Zitationsvorschlag

Pereira, M. R., França, D. C. S. de, Andrade, B. V. de, & Bezerra, T. C. G. (2022). Educar para os direitos humanos: perspectivas e abordagens a partir da educação 5.0. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 178–188. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253582