A lei 13.415/2017 e o lugar da geografia escolar na estrutura curricular do ensino médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245116

Mots-clés :

Lei 13.415, Currículo, Ensino Médio, Geografia Escolar

Résumé

Este estudo objetiva analisar os impactos da Lei 13.415/2017, que reformulou a Lei 9.394/1996 e instaurou o chamado “Novo Ensino Médio”. Atenta para a questão da estrutura curricular proposta por ela para essa etapa do ensino e como nessa estrutura a Geografia aparece contemplada. A análise toma a própria Lei como instrumento de investigação empírica, constituindo-se a partir de uma abordagem qualitativa e documental. No campo das ideias, fundamenta-se nas teorias críticas da Educação e da Geografia. Conclui-se que a reforma curricular estabelecida pela Lei 13.415/2017, ao tornar a Geografia Escolar matéria optativa no currículo do Ensino Médio, poderá empobrecer a formação dos jovens brasileiros das classes populares, interditando as suas possibilidades de fazer a leitura crítica do mundo através do espaço geográfico, o que limitará a sua ação política em seus contextos espaciais. No geral, a desobrigação curricular da Geografia é parte do caráter “minimalista, dual e desigual” que caracteriza essa reforma educacional. Por outro lado, expressa as tendências pedagógicas pragmáticas coincidentes com os postulados neoliberais vigentes atualmente na educação nacional.

 

Biographie de l'auteur-e

Paulo Sérgio Cunha Farias, Universidade federal de Campina Grande-UFCG

Professor associado I da Unidade Acad~emica de Educação do Centro de Humanidades da Universidade federal de Campina Grande

Références

AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. Campinas-SP: Autores Associados, 1997.

BIANCHETTI, R. G. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

BRASIL. Lei n. 13.415, de fevereiro de 2017. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em http//www.planalto.gov.br. Acesso em01 de junho de 2017.CASTILHO, D. Reforma do Ensino Médio: desmonte na educação e inércia do enfrentamento retórico. In: PragmatismoPolítico. Disponível emhttps://www.pragmatismopolitico.com.br.Acessoem 28 de maio de 2017

CHAUÍ, M. Sociedade brasileira: autoritarismo por todos os lados. Entrevista. In: Revista Cult, ano 19, n. 209, Fevereiro/2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Entrevista. In: Portal de Periódicos da Fiocruz. 2016a. Disponível em periódicos.fiocruz.br/pt/gov/gaudencio-frigotto. Acesso em 01 de Junho de 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Reforma de ensino médio do (des)governo de turno: decreta-se uma escola para os ricos e outra para os pobres. 2016b. Disponível em www.anped.org.br. Acesso 01 de junho de 2017.

FRIGOTTO, G & CIAVATTA, M. Educar o trabalhador produtivo ou o ser humano emancipado? In: Trabalho, Educação e Saúde, 1(1); 45-60 p, 2003.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Volume 2. Tradução de Carlos Nelson Continho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006

LACOSTE, Y.A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra.Tradução de Maria Cecília França. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997.

MÉSZÁROS,I. Educação para além do capital. 2. ed.São Paulo: Boitempo, 2008.(Mundo do trabalho).

PAINS, C; ALVIM, M. & MARIZ, R. Ausência de História e Geografia no novo ensino médio gera apreensão.In:O globo. Disponível em https://oglobo.globo.com. Acessoem01 de maio de 2017.

PEREZ, C. L. V. Leituras de mundo/leituras de espaço: um diálogo entre Paulo Freire e Milton Santos. In: GARCIA, R. L (org.). Novos olhares sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez. 2001.

ROSSI, M. Reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado. In: El País Brasil. Disponível em https://brasil.elpais.com. Acessoem 01 de maio de 2017.

SANTOS, M.Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-09

Comment citer

Farias, P. S. C. (2020). A lei 13.415/2017 e o lugar da geografia escolar na estrutura curricular do ensino médio. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 1–18. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245116